Na noite de 24 de julho de 2025, um elegante coquetel de boas-vindas realizado no Hotel Hilton Morumbi, em São Paulo, marcou a abertura das atividades do II Fórum de Direitos Humanos China-América Latina e Caribe. O evento, organizado pela Chinarte, reuniu autoridades, acadêmicos e especialistas em direitos humanos da China e de mais de 20 países da região, que chegaram à cidade para o fórum principal no dia seguinte.
O encontro serviu como um momento de confraternização e “quebra-gelo” antes dos debates técnicos. Em um ambiente descontraído, os convidados puderam trocar as primeiras impressões sobre o tema central do evento: “Construindo uma Comunidade de Futuro Compartilhado China-ALC e o Desenvolvimento dos Direitos Humanos”. Representantes da Sociedade Chinesa de Estudos de Direitos Humanos e da Universidade Renmin da China (organizadores do fórum) expressaram seu entusiasmo em realizar este diálogo estratégico no Brasil, em parceria com a UNESP.
A recepção destacou a hospitalidade brasileira e a capacidade de organização da comunidade local, preparando o terreno para um dia de discussões produtivas sobre governança global, desenvolvimento inclusivo e proteção dos direitos humanos no Sul Global.
Fonte: Agência Brasil-China







