17.4 C
São Paulo
sábado - 20 abril 2024 - 05:35

Ex-Primeiro Ministro Japonês Shinzo Abe foi assassinado com tiro

Neste sexta-feira, O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe ficou inconsciente e sem reação após ser baleado no peito durante um evento de campanha política na cidade de Nara, no oeste do Japão, segundo a emissora estatal NHK e a mídia local. Abe, de 67 anos, aparentemente foi baleado duas vezes no peito com uma arma de fogo de fabricação caseira, disse a emissora estatal NHK, acrescentando que um suspeito foi preso no local. O repórter da NHK disse que o suspeito parecia ser um homem de meia-idade.

Momentos antes de ocorrer a tentativa de assassinato. Crédito: Twitter

Após o ataque, Abe foi levado ao hospital e inconsciente. Ele sobreu uma parada cardíaca e parada respiratória pulmonar, de acordo com os bombeiros locais. E mais tarde, foi anunciado a sua morte. O Japão tem as leis de armas mais rígidas de qualquer grande economia, e tiroteios são raros.

O iene subiu junto com os títulos do Tesouro dos EUA com as notícias, com os investidores instintivamente buscando segurança. O iene subiu 0,4% em relação ao dólar, em torno de 135,50 ao meio-dia de hoje em Tóquio. Os futuros do Nikkei 225 apagaram os ganhos após a notícia do colapso de Abe.

Homem suspeito sendo pego pelos segurança que esta com um tipo de arma de fogo caseiro. Crédito: Twitter

O histórico de Abe como primeiro-ministro antes de sua renúncia em 2020 trouxe estabilidade ao Japão depois de passar por seis governos, incluindo seu mandato anterior. Ele ajudou a tirar o Japão de um ciclo deflacionário, reforçou um governo Trump que questionou a única aliança militar do país e trabalhou para melhorar as relações com seu maior parceiro comercial, a China, que foi o mais hostil nas décadas em que assumiu o cargo.

Video Registrado pelas cameras de TV

Abe é talvez mais conhecido por seu plano de reviver a economia do Japão por meio de flexibilização monetária e reformas regulatórias sem precedentes, eventualmente apelidadas de “Abenomics”. Ele tem sido visto como uma mão firme, consolidando o poder e superando escândalos em tempo recorde, incluindo um que veio à tona em 2017 sobre alocações de terras duvidosas do governo para colegas de Abe e sua esposa Akie.

https://china.org.br/zh/ex-primier-japones-assassinado-com-tiro/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,0588
CNY
0,6993
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Em reunião com Lula, Gustavo Petro pede entrada da Colômbia nos Brics

O presidente Gustavo Petro pediu nesta quarta-feira (17) a...

Técnicas de plantio de peônias são ensinadas a estudantes russos

Com a flor como mediadora, o mundo está aprendendo...

O plantio de árvores e a proteção do meio ambiente começam por mim

Nos últimos dias, na Quarta Escola Experimental Primária do...

China tenta apaziguar conflito entre Irã e Israel

A diplomacia chinesa atua para evitar uma escalada das...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado