China acusa navio dos EUA de entrar ilegalmente em território chinês no Pacífico

A China disse nesta quinta-feira que um navio de guerra dos Estados Unidos entrou ilegalmente em suas águas territoriais no Mar do Sul da China e que foi expulso por forças chinesas, uma afirmação que os EUA negam, na mais recente troca de farpas causada pelas reivindicações de Pequim sobre a rota marítima movimentada.

Em um comunicado, o Comando do Teatro Sul dos militares chineses disse que o USS Curtis Wilbur entrou nas águas perto das Ilhas Paracelso sem permissão, acrescentando que navios e aviões chineses seguiram a embarcação norte-americana e a “expulsaram”.

O texto acrescentou que a China se opôs à ação dos EUA, que disse ter violado sua soberania e minado a paz e a estabilidade regionais.

Mas a Sétima Frota da Marinha dos EUA disse que a embarcação “assegurou direitos e liberdades de navegação” perto das Ilhas Paracelso, sobre as quais China, Taiwan e Vietnã reivindicam soberania, e que os comentários dos militares chineses sobre a missão são falsos.

O USS Curtis Wilbur não foi ‘expulso’ do território de nenhuma nação”, disse.

“O USS Curtis Wilbur realizou esta Operação de Liberdade de Navegação (Fonop) de acordo com a lei internacional, e depois continuou a realizar operações normais em águas internacionais”.

O Mar do Sul da China se tornou um dos pontos de atrito do relacionamento tenso entre a China e os EUA. Washington rejeita o que qualifica como reivindicações territoriais ilegais de Pequim sobre as águas ricas em recursos naturais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui