Brasil espera promover maior cooperação agrícola com a China

O Estado do Rio Grande do Norte, Brasil, realizou o Fórum online "Oportunidades e Desafios para a Cooperação Agrícola com a China" na segunda-feira (17)

Os participantes do evento afirmaram que a China e o Brasil deveriam ampliar a cooperação no setor da agricultura, que é um pilar na China, na esperança de melhorar gradualmente a cadeia industrial exportada para a China e fornecer ao mercado chinês produtos de alta qualidade e baixo custo.

Yan Yuqing, Cônsul-Geral da República Popular da China em Recife, foi convidada a comparecer. Ela disse que o Rio Grande do Norte tem vantagens notáveis na cooperação com a China em termos de localização, recursos, ecologia, cultura e educação, podendo se tornar um ponto de atracação e zona de demonstração da “Rota da Seda Marítima” no Brasil e até na América Latina.

A cooperação agrícola entre o Rio Grande do Norte e a China tem uma base sólida e é altamente complementar. É necessário fortalecer ainda mais a comunicação, aumentar o entendimento e, em conjunto, aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios.

O vasto mercado da China e grandes grupos de consumidores acolhem cada vez mais produtos agrícolas brasileiros de qualidade.

Roberto Papa, representante do Ministério da Agricultura do Brasil no Rio Grande do Norte, disse que a fruticultura no Rio Grande do Norte está bem desenvolvida, com evidentes vantagens geográficas e logística e transporte fáceis.

O Brasil e a China têm profunda amizade e confiança. O Ministério da Agricultura do Brasil está empenhado em expandir a gama de áreas livres de mosca-das-frutas no Nordeste, melhorando a competitividade do produto e promovendo ainda mais a exportação de frutas locais de alta qualidade e outros produtos especiais para a China.

O mercado chinês é vasto com uma demanda grande, segundo Guilherme Saldanha, ministro da Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte. Ele afirmou que o Rio Grande do Norte atribui grande importância à cooperação com a China na área agrícola e está disposto a manter cooperação com China com ampla comunicação.

Atualmente, os melões produzidos no Rio Grande do Norte têm sido exportados para a China, e a esperança é de ampliar as opções de produtos agrícolas de alta qualidade, como melões, na China, para obter benefícios mútuos e resultados vantajosos para as pessoas de ambas as partes.

Outros participantes do evento afirmaram que o Rio Grande do Norte tem 30 anos de experiência no plantio de frutas, com ampla gama de produtos e de alta qualidade, além de pecuária, aves, cereais, peixes e outros produtos exigidos pelo mercado chinês, que espera melhorar gradativamente a cadeia da indústria de exportação de modo que o país forneça ao mercado doméstico produtos de alta qualidade e baixo custo de forma mais rápida e segura.

O Rio Grande do Norte é uma das principais regiões produtoras de melão e frutas no Brasil. Em novembro de 2019, a China e o Brasil assinaram um acordo de comércio de frutas. Pelo acordo, a China pode exportar peras frescas para o Brasil enquanto o Brasil pode exportar melões para a China.

Em setembro de 2020, o primeiro lote de melões brasileiros chegou à China, sendo também a primeira vez que frutas brasileiras entraram no mercado chinês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui