27 C
São Paulo
quarta-feira - 18 fevereiro 2026 - 18:43
Início Capa 600 Mil vasos de peônias de Heze “florescem fora de época” para...

600 Mil vasos de peônias de Heze “florescem fora de época” para o encontro festivo

Peônias de Heze florescem fora de época e impulsionam renda no Festival da Primavera.

0
29
(Foto: Reprodução / Heze)

Em 10 de fevereiro, as estufas do Mercado de Flores e Plantas do Sudoeste de Shandong, no Distrito de Mudan, em Heze, estavam aconchegantemente aquecidas. No ambiente com temperatura constante de cerca de 15°C, as peônias das variedades “Wulong Pengsheng” e “Yumian Taohua” exibiam botões florais rechonchudos, aglomerados uns aos outros.

Na banca da comerciante Su Ting, compradores de lugares como Jiangsu e Henã iam e vinham sem parar. Ao lado, trabalhadores organizavam e embalavam as flores de forma ordenada. Este ano, ela preparou mais de 20 variedades de peônias. Perto do Ano Novo Lunar, as vendas diárias médias saltaram de cerca de 200 vasos para quase 400. Do lado de fora da estufa, Yuan Zhixing, um motorista de carga de Yunnan, ajudava a carregar os vasos. Este caminhão, com capacidade para 900 vasos de peônias, estava prestes a partir rumo ao sul.

Uma única peônia, sua fragrância viaja milhares de quilômetros. Em Guangzhou, a “Cidade das Flores Quatro Estações”, as peônias forçadas de Heze também entraram na sua alta temporada de vendas. Ao telefone, o floricultor Zhang Baoyin mal podia esconder sua alegria, com a entrevista sendo interrompida ocasionalmente por clientes que chegavam para comprar. Ele cultivou cerca de 2.000 vasos de peônias forçadas este ano, e quase 70% já foram vendidos, com o preço médio por vaso cerca de 20 yuans mais alto do que no ano passado.

O desabrochar das peônias fora de época esconde o choque sofisticado entre o artesanato tradicional e as novas tecnologias. Na estufa da vila de Huanggang, no Distrito de Mudan, o floricultor Li Fengqing monitorava atentamente o termostato: “A temperatura máxima não pode ultrapassar 18 graus, e à noite não pode ser inferior a 10 graus. Uma diferença de um grau pode afetar a época da floração.” Para garantir que as peônias chegassem na hora certa para o encontro do Ano Novo Lunar, os floricultores começaram a trabalhar em outubro: câmaras frias para quebrar a dormência com baixas temperaturas, estufas aquecidas com controle de temperatura preciso e replantio de vasos antigos para proteger as raízes e nutrir as mudas. Mais de 30 variedades famosas e de alta qualidade, após camadas de cultivo meticuloso, finalmente desabrocharam na hora certa para o Festival da Primavera.

O modelo de via dupla “fornecimento offline + transmissão ao vivo online” quebrou as limitações de vendas das peônias de Heze. “Olá, família, vejam esta ‘Ziqidonglai’ . Coloquem-na na sala de estar durante o Ano Novo Lunar, e terão riqueza, honra e boa sorte o ano inteiro.” Han Hui, floricultora da comunidade Guilu, no Distrito de Mudan, passa de 4 a 6 horas por dia transmitindo ao vivo de dentro da estufa de flores. Enquanto os comentários rolavam, os pedidos não paravam de surgir. “Rotas de venda que antes eram inimagináveis agora se tornaram corriqueiras.”

A pequena peônia não é apenas uma paisagem auspiciosa para o Festival da Primavera, mas também uma “flor da riqueza” para os agricultores locais. Enquanto embalava rapidamente, o floricultor Li Fengqing fazia as contas do aumento de renda: “O lucro bruto por vaso de peônia pode chegar a dezenas de yuans. Seguindo a cooperativa, posso ganhar uns 20 a 30 mil yuans a mais por ano.”

De uma escala de cultivo de cerca de 100 mil vasos há mais de uma década para mais de 600 mil vasos este ano; da simples venda de mudas para o desenvolvimento industrial diversificado, as peônias forçadas de Heze já formaram quatro principais regiões produtoras centrais, com quase 300 estufas, impulsionando a renda de milhares de famílias de agricultores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui