back to top
13.5 C
São Paulo
quinta-feira - 20 junho 2024 - 10:29

Supermercados britânicos e europeus ameaçam boicote ao Brasil por desmatamento

Grandes supermercados e produtores de alimentos britânicos e europeus ameaçaram nesta quarta-feira (5) boicotar produtos do Brasil por causa de um projeto de lei que, afirmam, levaria a um desmatamento maior da floresta amazônica.

Em uma carta aberta aos congressistas brasileiros, um grupo com 38 integrantes afirmou que considera “extremamente preocupante” o PL 510/21, em tramitação no Senado Federal e que trata sobre a regularização de ocupação de terras públicas. A proposta é de autoria do Senador Irajá (PSD/TO).

Algumas das mudanças do projeto são:

Aumento da data-limite para que os ocupantes de terras da União possam pedir a regularização;

E ampliação do tamanho das propriedades que podem pedir a titulação por autodeclaração, sem necessidade de vistoria presencial do governo federal. (Veja detalhes mais abaixo).

A proposta é, basicamente, uma reformulação do texto da MP 910 – que foi publicada em dezembro de 2019, mas perdeu validade por não ter sido votada dentro do prazo limite, até maio de 2020 – e do PL 2.633/2020, que está na Câmara.

A MP 910 também ampliava os casos em que a vistoria poderia ser feita sem a presença de técnicos, estabelecendo averiguação via internet, com análise de documentos, cruzamento de dados e monitoramento via satélite.

Os signatários da carta já haviam manifestado oposição a esses projetos e afirmam que eles apresentam “ameaças potencialmente ainda maiores para a Amazônia que antes”.

O grupo é composto por grandes redes de supermercados britânicos como Tesco, J Sainsbury, Marks & Spencer, assim como a alemã Aldi.

Empresas de produção de alimentos como a National Pig Association, o fundo público de previdência sueco AP7 e outros gestores de investimentos também estão na lista.

“Ao longo do último ano, assistimos a uma série de circunstâncias que provocaram níveis extremamente elevados de incêndios florestais e desmatamento no Brasil”, denunciam os signatários da carta aberta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,2892
CNY
0,7302
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Soft power do BRICS modifica ordem cultural do mundo, dizem especialistas

Especialistas entrevistados pelos jornalistas Melina Saad e Marcelo Castilho, do podcast Mundioka, da Sputnik...

Damascos Dourados Aquecem os Pomares de Verão

Recentemente, no pomar de damascos da Cooperativa Profissional de...

Weifang Realiza Encontro Econômico e Comercial em São Paulo

São Paulo, 12 de junho de 2024 – A...

Membros da prefeitura chinesa de Wenzhou são recebidos por vereador Sidney Cruz

São Paulo, 17 de junho de 2024 — Em...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado