back to top
16.3 C
São Paulo
sábado - 30 agosto 2025 - 21:47

Lula fala em ‘país do desespero’ após comentários de Guedes sobre a China

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais, na tarde de hoje, para comentar sobre as declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o vírus da covid-19 ter vindo da China. Na visão do petista, o Brasil se tornou o “país do desespero”.

Na sequência, o ex-presidente que se tornou elegível após ter as acusações contra ele anuladas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), alegou ser uma pena “que o Brasil, que já foi o país da esperança, tenha se transformado no país do desespero”.

Paulo Guedes disse durante uma reunião do Conselho de Saúde Complementar, que o “chinês inventou o vírus”. O ministro da Economia complementou a colocação dizendo que a vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, é menos eficaz do que as desenvolvidas nos Estados Unidos.

Guedes usou o exemplo ao defender o aumento da participação da iniciativa privada em setores econômicos, como na saúde. Hoje o ministro disse que “estão politizando ” a pandemia da covid-19 e independente dos erros que possam ter cometido, o ministro espera “críticas construtivas”.

Embaixador chinês comentou o caso

No mesmo dia em que o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que “chinês inventou o vírus”, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, postou no Twitter que “a China é o principal fornecedor de vacinas e insumos ao Brasil”. Wanming não chegou a citar o nome do ministro.

“Até o momento, a China é o principal fornecedor das vacinas e os insumos ao Brasil, que respondem por 95% do total recebido pelo Brasil e são suficientes para cobrir 60% dos grupos prioritários na fase emergencial. A Coronavac representa 84% das vacinas aplicadas no Brasil”, escreveu o embaixador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,4153
CNY
0,7541
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

China rebate críticas dos EUA e afirma: “América Latina e Caribe não são quintal de ninguém”

A tensão geopolítica entre Estados Unidos e China voltou...

Ponte cultural conecta China e Belarus – Flor da amizade desabrocha em Minsk

No dia 21 de agosto, a Universidade Estadual de...

Colheita abundante de uvas entoa melodia de revitalização rural

Recentemente, no Vinhedo Dazhang de Zhang Xiaoli, na vila...

China ganha prestígio entre brasileiros enquanto EUA perdem espaço em meio ao tarifaço

A relação dos brasileiros com as grandes potências mundiais...