back to top
15 C
São Paulo
sexta-feira - 19 julho 2024 - 11:54

Lula fala em ‘país do desespero’ após comentários de Guedes sobre a China

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais, na tarde de hoje, para comentar sobre as declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o vírus da covid-19 ter vindo da China. Na visão do petista, o Brasil se tornou o “país do desespero”.

Na sequência, o ex-presidente que se tornou elegível após ter as acusações contra ele anuladas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), alegou ser uma pena “que o Brasil, que já foi o país da esperança, tenha se transformado no país do desespero”.

Paulo Guedes disse durante uma reunião do Conselho de Saúde Complementar, que o “chinês inventou o vírus”. O ministro da Economia complementou a colocação dizendo que a vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, é menos eficaz do que as desenvolvidas nos Estados Unidos.

Guedes usou o exemplo ao defender o aumento da participação da iniciativa privada em setores econômicos, como na saúde. Hoje o ministro disse que “estão politizando ” a pandemia da covid-19 e independente dos erros que possam ter cometido, o ministro espera “críticas construtivas”.

Embaixador chinês comentou o caso

No mesmo dia em que o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que “chinês inventou o vírus”, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, postou no Twitter que “a China é o principal fornecedor de vacinas e insumos ao Brasil”. Wanming não chegou a citar o nome do ministro.

“Até o momento, a China é o principal fornecedor das vacinas e os insumos ao Brasil, que respondem por 95% do total recebido pelo Brasil e são suficientes para cobrir 60% dos grupos prioritários na fase emergencial. A Coronavac representa 84% das vacinas aplicadas no Brasil”, escreveu o embaixador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,4881
CNY
0,7551
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Enfoque: Inovações tecnológicas da China beneficiam desenvolvimento da eletricidade no Sul Global

Beijing, 16 jul (Xinhua) -- A China está na...

China prevê mais ondas fortes de calor; veja como o país se prepara

O Centro Nacional do Clima da China afirmou que...

China expande política de isenção de visto para trânsito a mais portos

  Beijing, 15 jul (Xinhua) -- A Administração Nacional de...

‘Modernização não é ocidentalização’: como BRICS avança sem deixar para trás tradição e diversidade?

Em meio à presidência rotativa da Rússia no BRICS,...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado