Informe de Xi Jinping ao XX Congresso do PCCh destaca avanços em um mundo cada vez mais hostil

A abertura do XX Congresso Nacional do Partido Comunista da China ocorreu neste domingo; é esperado que Xi Jinping seja conduzido a um terceiro mandato como Secretário Geral do Partido.

Na manhã deste domingo (16), aconteceu na capital chinesa, Beijing, a abertura do XX Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh). Na ocasião, o atual presidente chinês e secretário-geral do Partido, Xi Jinping, apresentou um balanço do último período. O evento, de realização regular a cada cinco anos, é considerado por especialistas como o mais importante da vida política chinesa.

O discurso de Xi Jinping informou que o objetivo do primeiro centenário do PCCh, da erradicação da pobre absoluta, foi alcançado, mesmo em meio à escolha da governança chinesa pela preservação da vida em detrimento do crescimento econômico em função da pandemia. Para o secretário-geral, o povo deve estar sempre em primeiro lugar: “O povo é o princípio do país”.

Deputados eleitos ao XX Congresso do PCCh se reuniram no Grande Salão do Povo neste domingo (16) para o informe de abertura. (foto: Xinhua/Rao Aimin)

Em seu relatório transmitido em rede nacional, o secretário-geral também observou que o norte definido pelo XIX Congresso deveria ser mantido. A partir de agora, o Partido deve entrar em uma segunda fase: Até 2049, a China será um grande e moderno país socialista, alcançando o objetivo do “Segundo Centenário”, dos 100 anos da fundação da República Popular.

A questão do desenvolvimento esteve presente no discurso do presidente Xi Jinping, que salientou o desafio para o marxismo que deve ser capaz de construir teorias constantemente para orientar a governança e o socialismo com características chinesas. A esse respeito, Xi reiterou que o sistema de administração pública deve ser aprimorado, e que o sistema de propriedade mista, bem como das estatais, devem ser reajustados de forma a prevenir a fuga de ativos.

Essa nova estratégia apontada por Xi Jinping reitera a aposta na ampliação do mercado interno e nas políticas de integração nacional via industrialização e desenvolvimento tecnológico de ponta. Essas medidas deixam claras as preocupações da governança chinesa com as crescentes hostilidades ao redor do globo.

Deputados eleitos ao XX Congresso do PCCh se reuniram no Grande Salão do Povo neste domingo (16) para o informe de abertura. (foto: Xinhua/Zhai Jianlan)

Com relação à reunificação de Taiwan, Xi Jinping salientou que a orientação do último congresso deve ser mantida. A reunificação deve ser pacífica e capaz de promover a paz e a tranquilidade para a população residente da ilha.

Xi também apresentou diretrizes para “desenvolver a democracia popular em todo o processo e garantir que o povo seja o dono do país”:

  1. Fortalecer a garantia do sistema do povo ser o senhor do país
  2. Desenvolvimento integral da Democracia Consultiva
  3. Desenvolver ativamente a democracia de base
  4. Consolidar e desenvolver a mais ampla Frente Unida Patriótica
Neste congresso, é esperado que Xi Jinping seja reconduzido à um terceiro mandato como Secretário-Geral do Partido Comunista da China. 16 de outubro de 2022 (foto: Xinhua/Li Xueren)

O Partido Comunista da China é a maior agremiação política do mundo e conta com cerca de 92 milhões de membros. O processo eleitoral interno se dá pela eleição de delegados nas bases do partido, onde são eleitos 2,296 delegados. Nos próximos dias, os 370 membros do Comitê Central serão eleitos pelos delegados do XX Congresso Nacional, que por sua vez elegerão os 25 membros do Birô Político, então os 7 membros da Comissão Permanente do Birô Político e, finalmente, o Secretário Geral do Partido. Espera-se que Xi Jinping seja reconduzido a um terceiro mandato como Secretário Geral.

Os chineses optam por uma governança segura e de longo prazo que contrasta com as democracias liberais do ocidente, marcadas por disputas normalmente “imprevisíveis e caóticas”. A nova liderança do Partido Comunista, eleita no XX Congresso, irá definir por qual caminho conduzirá a China ao seu “Rejuvenescimento Nacional” até 2049.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui