Fazendo com que a Madeira Podre “Brote” Novamente

Diz o ditado que “nada pode se esculpir sobre madeira podre”, mas aos olhos dos artistas entalhadores de raízes, cada pedaço de raiz de árvore idosa e abandonada é uma matéria-prima excelente. Após habilidosas polimento e escultura, essas “madeiras podres” podem se transformar em belas obras de arte. Wei Hongwei, um artesão de escultura de raízes da aldeia Weizhuang, localizada na vila de Wudian, distrito de Mudan, cidade de Heze, província de Shandong, tem se dedicado à escultura de raízes há quase 10 anos. Ele dá vida às raízes abandonadas, criando muitas obras excelentes de escultura de raízes.

A escultura de raízes é uma das formas tradicionais de arte entalhada na China, que se refere à criação de obras de arte esculpidas usando formas naturais e formas resistentes à deformação, como raízes, troncos e galhas de árvores. “Algumas madeiras boas são visualmente atraentes à primeira vista, e suas raízes são igualmente bonitas. As obras feitas com essas raízes são muito delicadas.” Ao falar sobre escultura de raízes, os olhos de Wei Hongwei brilham repentinamente.

A arte da escultura de raízes enfatiza “sete partes naturais, três partes artificiais” (ou seja, o mais importante é a forma ou o estado natural do material em si; a modificação humana consiste principalmente em acrescentar desenhos de flor ao brocado), transformando finalmente o decadente em algo mágico. “Ao criar obras de escultura de raízes, primeiro observo a forma das raízes. Não se pode decidir o que esculpir primeiro e depois procurar raízes. É necessário projetar com base na forma das raízes”, diz Wei Hongwei. A conclusão de uma obra de escultura de raízes envolve várias etapas, como seleção de material, imersão, descascamento, concepção, escultura, e aplicação de verniz. Entre essas etapas, a mais desafiadora é, sem dúvida, a concepção.

Na era atual de produção mecanizada e replicação em massa, Wei Hongwei continua a insistir na escultura manual. Ano após ano, suas mãos, cobertas por calosidades, trabalham arduamente na áspera raiz da árvore. “Antigamente, na escultura de raízes, a busca era pela quantidade. Agora, eu tenho mais tempo e energia para refletir sobre algumas peças de qualidade”, diz Wei Hongwei. Nos últimos anos, ele planeja se dedicar à busca por raízes excepcionais e criar cuidadosamente algumas obras com seu estilo pessoal.

Quanto ao desenvolvimento futuro, Wei Hongwei afirma que a escultura de raízes não é apenas uma habilidade tradicional comum, mas também uma parte importante da cultura tradicional, contendo valores espirituais, formas de pensamento e consciência cultural únicas da nação chinesa. É a cristalização da sabedoria da nação chinesa. Como um artista de escultura de raízes, ele continuará persistindo no caminho da herança, permitindo que mais pessoas compreendam e apreciem essa arte, e transmitindo essa habilidade artesanal adiante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui