China promove desenvolvimento integrado do comércio interno e externo

(Foto: Xinhua/Yang Shiyao)

A China, o segundo maior mercado consumidor do mundo e o maior comerciante de mercadorias do mundo, está se esforçando para acelerar o desenvolvimento integrado do comércio interno e externo.

Apresentando uma circular divulgada recentemente pelo Gabinete Geral do Conselho de Estado que lançou 18 medidas para acelerar o desenvolvimento integrado, funcionários de vários departamentos disseram que é necessário abrir o mercado doméstico e o mercado internacional, encorajar as empresas de comércio exterior a mudar para as vendas domésticas e as empresas de comércio doméstico a se envolverem no comércio exterior.

“Nosso entendimento sobre a integração do comércio interno e externo é aderir ao desenvolvimento integrado e ajudar as empresas a andar sobre duas pernas”, disse o vice-ministro do Comércio, Sheng Qiuping, em uma coletiva de imprensa realizada em Beijing na segunda-feira.

“Um objetivo importante da integração do comércio interno e externo é melhorar as capacidades de desenvolvimento da integração do comércio interno e externo das empresas, melhorando os sistemas e mecanismos, criando plataformas comuns e otimizando os serviços públicos para que as empresas possam se adaptar às mudanças nos mercados interno e internacional sem problemas”, disse Sheng.

De acordo com a circular, serão tomadas medidas para acelerar o alinhamento de regras e sistemas para o comércio interno e externo, envolvendo padrões, avaliações, credenciamento e supervisões.

Também devem ser feitos esforços para promover a conexão dos canais de mercado para o comércio interno e externo, diz a circular, acrescentando que o ambiente de negócios para o desenvolvimento integrado do comércio interno e externo melhorará com medidas que incluem a intensificação da proteção dos direitos de propriedade intelectual, a melhoria dos sistemas de crédito e o aprimoramento da facilitação da logística. A circular também destacou o fortalecimento dos esforços de apoio fiscal e financeiro.

As medidas técnicas de comércio com padrões e avaliações de conformidade são fatores significativos que afetam o comércio internacional, e as diferenças nos padrões nacionais e internacionais podem resultar em diferenças inevitáveis nos procedimentos de certificação, no escopo das aplicações e nos métodos de avaliação.

Diante disso, Yao Lei, funcionário da Administração Estatal de Regulação do Mercado, órgão de fiscalização do mercado da China, disse na coletiva de imprensa que o departamento promoverá vigorosamente a consistência das normas nacionais e internacionais e fortalecerá o reconhecimento internacional mútuo da avaliação de conformidade.

Sheng acrescentou que as medidas não apenas apoiam as empresas de comércio exterior a expandir o mercado doméstico para que produtos de comércio exterior de alta qualidade possam entrar nas plataformas de comércio eletrônico, shoppings e supermercados domésticos, mas também apoiam as empresas de comércio exterior a expandir seu mercado no exterior, dando plena importância ao papel de novos formatos e modelos de comércio exterior, como compras no mercado, comércio eletrônico transfronteiriço e armazéns no exterior.

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