19.3 C
São Paulo
terça-feira - 23 abril 2024 - 07:28

China libera primeira remessa de matéria-prima para o Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) esperava os insumos para começar a produzir a Covishield, conhecida popularmente como vacina de Oxford/AstraZeneca, no país. Produção deve começar no próximo domingo (7/2)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde informaram, nesta quinta-feira (4/2), que a China liberou a primeira remessa do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) da vacina Covishield, conhecida popularmente como a vacina de Oxford/AstraZeneca. A aeronave com a carga decola ainda nesta sexta (5/2), de Xangai, e está prevista para pousar no Rio de Janeiro, no sábado (6/2).

A Fiocruz só aguarda a chegada dos insumos para o início da produção, já que a fábrica da fundação está preparada para finalizar as doses e distribuí-las ao Programa Nacional de Imunização (PNI). A remessa era esperada para janeiro e, diante dos atrasos, a fundação postergou para março a previsão de entrega. A primeira estimativa era de ofertar o primeiro milhão de unidades entre 8 e 12 de fevereiro e, nas sequências seguintes, ir aumentando o repasse, gradualmente.

As vacinas produzidas a partir dos 9 mil litros do IFA precisam ainda ser aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que possam ser utilizadas na população. A Fiocruz entrou com pedido de registro da vacina junto à Anvisa na última sexta-feira (29/1). A partir de então, a Anvisa tem 60 dias para decidir se autoriza o uso ou não a vacina de Oxford.

No entanto, a expectativa é que esse prazo seja encurtado, já que, atualmente, metade da documentação já consta com a análise concluída pelos técnicos. A agência afirmou que busca a superação dos prazos “para favorecer o acesso e apoiar as ações para o enfrentamento dessa emergência da saúde pública”.

A celeridade é possível uma vez que boa parte da documentação já foi previamente avaliada pela agência, tanto pela concessão do uso emergencial da vacina, quanto por meio do processo de submissão continuada, que permitiu o envio de informações à medida que fossem geradas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,0588
CNY
0,6993
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

China deve a Musk o desenvolvimento da indústria de carros elétricos?

Em meio ao oceano de fake news que inunda...

O Panorama da “Gestão Inteligente da Primavera” se Desdobra

A tecnologia potencializa uma agricultura mais inteligente, aumentando a...

Jardim Nacional de Peônias com multidões

Recentemente, visitantes estiveram no Jardim Nacional de Peônias na...

Prolongamento da Cadeia Produtiva de Vegetais Impulsiona o Desenvolvimento Econômico de Alta Qualidade

No condado de Cao, localizado em Heze, na província...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado