China divulga nova imagem de Marte tirada pela sonda Tianwen-1

A Administração Espacial Nacional da China (CNSA) divulgou na segunda-feira uma nova imagem da sonda Tianwen-1, mostrando o primeiro explorador de Marte do país e sua plataforma de pouso na superfície do planeta vermelho.

Na imagem, tirada por uma câmera de alta resolução, dois pontos brilhantes são visíveis no canto superior direito. O maior é a plataforma de pouso e o menor é o explorador de Marte Zhurong, revelou a CNSA.

O Zhurong desceu de sua plataforma de pouso para a superfície marciana em 22 de maio, iniciando sua exploração do planeta vermelho e tornando a China o segundo país após os Estados Unidos a pousar e operar um explorador em Marte.

A área escura ao redor da plataforma de pouso pode ser causada pela influência da pluma do motor durante o pouso. As listras simétricas e brilhantes na direção norte-sul da plataforma de pouso podem ser de poeira fina quando a plataforma de pouso esvaziou o combustível restante após o pouso, disse a CNSA.

Os pontos brilhantes no centro da imagem são a tampa traseira da cápsula de entrada e o paraquedas lançado durante o pouso. Outro ponto brilhante no canto inferior esquerdo da imagem é o escudo térmico da cápsula de entrada, explica a CNSA.

Desde 6 de junho, o explorador Zhurong está trabalhando na superfície para detectar o ambiente, mover-se pela superfície e realizar explorações científicas. Todos os equipamentos científicos a bordo do explorador estão acionados para coletar dados.

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,1269
CNY
0,7639
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Indústria de dados da China chega a 6,78 trilhões de yuans com avanço da IA

A indústria de dados da China alcançou 6,78 trilhões de yuans em 2025, impulsionada por software, inteligência artificial e infraestrutura computacional.

Indústria brasileira interrompe duas quedas, mas recuperação segue desigual

A produção industrial brasileira subiu 0,2% em julho de 2026, mas o recuo anual e a fraqueza de bens de capital indicam uma recuperação ainda irregular.

Software da China cresce 9,2% e exportações avançam em 2026

A indústria chinesa de software e serviços de TI faturou 8,98 trilhões de yuans entre janeiro e julho de 2026, alta de 9,2%.

Nova regra de dados da China amplia obrigações de avaliação de segurança

A China colocou em vigor novas regras para avaliações de risco de segurança de dados, com obrigações específicas para operadores de dados importantes.