Bilionário crítico do governo é condenado a 18 anos de prisão na China

A Justiça chinesa condenou o magnata do setor agrícola Sun Daw a 18 anos de prisão por uma série de crimes, entre eles, "causar problemas" - um termo genérico habitualmente usado contra opositores do governo.

O tribunal de Gaobeidian, localidade próxima a Pequim, também considerou o bilionário culpado de “exploração mineira ilegal”, “ocupação ilegal de terras agrícolas”, “reunir uma multidão para atacar órgãos do Estado” e “obstruir a administração do governo”.

O réu também terá de pagar uma multa de 3,11 milhões de iuanes (US$ 475 mil).

A polícia prendeu Sun e outras 19 pessoas de seu entorno, incluindo sócios, em novembro passado, depois que sua empresa se viu envolvida em uma disputa de terras com um concorrente de propriedade estatal.

Com sua esposa, este empresário construiu uma das maiores empresas agrícolas do país, a partir de alguns poucos frangos e porcos, nos anos 1980.

Também foi um firme defensor das reformas rurais e denunciou o devastador surto de gripe suína em 2019, publicando fotos de animais mortos, ante a lenta resposta das autoridades locais.

O julgamento começou na quinta-feira passada, segundo seus advogados. Em um comunicado, eles denunciaram que sua realização em segredo “viola as diretrizes gerais e não garante os direitos de defesa do acusado”.

Sun já havia sido condenado à prisão por “financiamento ilegal” em 2003, mas a sentença foi anulada depois da enorme onda de apoio por parte de organizações de defesa dos direitos humanos e da população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui