back to top
17.5 C
São Paulo
domingo - 31 agosto 2025 - 22:31

Em depoimento a CPI, Araújo diz que Itamaraty seguiu orientação do Ministério da Saúde na pandemia

Em depoimento à CPI da Covid no Senado, Araújo, que deixou o posto ao ser demitido em março deste ano, afirmou que o Itamaraty agiu desde o início, através das embaixadas, para buscar informações sobre pesquisas de medicamentos e vacinas contra a Covid-19. No entanto, o ex-chanceler afirmou que decisões sobre busca de insumos foram tomadas pela pasta da Saúde.

“O Itamaraty, praticamente em todos os momentos, atuou por coordenação com o Ministério da Saúde”, disse Araújo, acrescentando que a estratégia de negociações em relação à vacina Oxford/Astrazeneca e o consórcio Covax Facilities, foi definida pela Saúde. “Houve uma estratégia, como eu disse, definida, ao que eu sei, fundamentalmente pelo Ministério da Saúde.”

Questionado sobre a decisão do governo brasileiro de aderir ao Covax pelo mínimo exigido –a compra de vacinas equivalente a 10% da população, em vez do máximo permitido, 50%– Araújo garantiu também que a decisão foi tomada pela Saúde.

“Essa decisão não foi minha, não foi do Ministério das Relações Exteriores, foi uma decisão do Ministério da Saúde, dentro da sua estratégia de vacinação”, garantiu. “Foi uma decisão tomada, entendo, pelo Ministério da Saúde, e não sei se coordenou com outros órgãos, mas não com o Itamaraty.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,4153
CNY
0,7541
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Brasil amplia diálogo com China, Europa e mundo árabe para reduzir dependência dos EUA

O governo brasileiro intensificou sua ofensiva diplomática e comercial...

China rebate críticas dos EUA e afirma: “América Latina e Caribe não são quintal de ninguém”

A tensão geopolítica entre Estados Unidos e China voltou...

Mídia chinesa no exterior visita Kezhou, em Xinjiang, para entrevistas

Agência Brasil China, 22 de agosto – No dia...