Presidente do BNDES destaca relação estratégica entre Brasil e China em evento que marca 50 anos de amizade

Foto: Aloizio Mercadante lembrou que a China é o maior parceiro comercial do Brasil/ Marcelo Tavares

Durante o evento “Brasil e China: 50 anos de amizade”, organizado pelo Brasil 247, parceiro da TV BRICS, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, destacou a importância da relação estratégica entre Brasil e China.

Em seu discurso, Mercadante lembrou que a China é o maior parceiro comercial do Brasil, representando 31% de suas exportações e 23% de suas importações. Esse marco representa meio século de relações diplomáticas entre as duas nações, refletindo uma evolução significativa em seus laços bilaterais.

Mercadante destacou a importância da reindustrialização do Brasil, inspirada no modelo chinês de sucesso, e a colaboração em projetos como a ferrovia bioceânica e a produção de hidrogênio verde. Ele também enfatizou o papel do Brasil na transição para uma economia verde, com o apoio da China como um parceiro estratégico fundamental.

“O Brasil vai liderar essa transição para uma economia verde, seremos líderes em hidrogênio, etanol e produção de energia. Já somos líderes em energia limpa no G20. Podemos fazer muito mais com a China nessa empreitada”, destacou o presidente do BNDES.

O presidente do BNDES também abordou questões como mobilidade elétrica e colaboração em tecnologia avançada, incluindo inteligência artificial e supercomputação, áreas em que a China tem demonstrado notável liderança.

Mercadante concluiu afirmando a importância do fortalecimento das relações bilaterais para enfrentar os desafios geopolíticos e climáticos dos próximos 50 anos, buscando agregar maior valor às exportações brasileiras tendo a expertise e a tecnologia chinesas como principais aliadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui