Beijing, 5 set (Xinhua) — As transações de yuan digital na China totalizaram 7 trilhões de yuans (US$ 986,07 bilhões) até o final de junho deste ano, disse Lu Lei, vice-presidente do Banco Popular da China (banco central do país) nesta quinta-feira.
A China verificou preliminarmente a viabilidade e a confiabilidade do yuan digital em teoria, negócios e tecnologia, enquanto a estrutura operacional foi formada e vários sistemas foram continuamente aprimorados, disse Lu, em uma coletiva de imprensa.
Ele observou que o yuan digital foi testado em 17 regiões a nível provincial em setores como atacado e varejo, alimentação, atividades culturais, turismo, educação e assistência médica. Vários esquemas de aplicativos online e offline que podem ser replicados e promovidos foram formados.
Lu disse que o yuan digital tem desempenhado um papel positivo no estímulo do consumo das famílias, na promoção da transformação verde e na otimização do ambiente de negócios.
O banco central tomará a tendência geral do desenvolvimento digital, promoverá de forma contínua e estável a pesquisa, o desenvolvimento e a aplicação do yuan digital e consolidará a base para o desenvolvimento do yuan digital, indicou Lu.