Novo supercomputador do Brasil pode entrar no top 5 de mais avançados do mundo

Foto: Pete Linforth/ Pixabay

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um plano de estratégia para o desenvolvimento da inteligência artificial no país. É o que informa a mídia Toda Palavra, parceira da rede TV BRICS.

O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial visa equipar o Brasil com infraestrutura tecnológica avançada de alta capacidade e desenvolver modelos linguísticos modernos da língua portuguesa, usando dados que refletem as características culturais, sociais e linguísticas da população do país.

Aproximadamente R$ 23,03 bilhões serão alocados para esse fim até 2028. A nova estratégia de IA tem como objetivo fortalecer a soberania do país e sua posição entre os Estados que mais contribuem para o desenvolvimento tecnológico da sociedade.

“Cada pessoa ou coisa conectada à internet produz dados, o Brasil tem muitos dados que são cobiçados pelas grandes big techs e nós vamos ter os nossos dados, que haverá de ter uma integração que não há hoje e com nuvem própria, soberana, brasileira, com linguagem brasileira. Soberania, autonomia para poder fazer valer a inteligência do nosso país”, disse a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

As principais áreas do projeto são:

Desenvolvimento de infraestrutura e inteligência artificial;

disseminação, treinamento e capacitação no campo da IA;

Implementação de IA na prestação de serviços públicos;

utilização da IA para inovação empresarial;

apoio ao processo de regulamentação e governança por meio da IA e outros.

O plano apresentado visa aprimorar o supercomputador Santos Damontes no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) em Petrópolis. Ele deve estar entre os cinco computadores com maior capacidade de processamento do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui