Nova prática de reciclagem de palha transforma resíduos em riqueza e gera ganhos para todos

Com criatividade e tecnologia, agricultores transformam restos de colheita em lucro e sustentabilidade no interior da China.

(Foto: Reprodução / Heze)

Durante a temporada de colheita do trigo em “Sanxia” (três principais atividades agrícolas de verão), a vila de Liupingfang, no distrito de Dingtao, em Heze, está a todo vapor com os trabalhos de coleta de palha. Máquinas de prensar e empacotar palha percorrem os campos recém-colhidos, prensando e empilhando rapidamente os restos de trigo como se fossem “tijolos dourados”, que ficam organizados no campo aguardando os caminhões para transporte até os depósitos.

“No passado, lidar com a palha era um grande problema: se queimasse, poluía o ar; se enterrasse no solo, podia atrair pragas”, conta Zhang Defu, morador da vila. “Agora, com a equipe de coleta do Chen Chenge, eles vêm, empacotam e levam tudo. E ainda dá pra ganhar uns 20 yuans por mu de terra!”

Chen Chenge, responsável pelo projeto, já está colhendo bons frutos com seu “negócio da palha”. “Só nesta colheita de verão, minha máquina já passou por mais de dez vilarejos aqui perto, e processamos palha em mais de 5.000 mu de terra, o que deu mais de 2.500 toneladas de palha empacotada”, explica ele com um sorriso. “Depois a gente leva tudo pro depósito, faz um tratamento simples e fornece para fazendas de criação de coelhos da região, como ração de fibra de alta qualidade. Neste ano, já fechamos acordo com cinco criadouros e esperamos chegar a mais de 4.000 toneladas de palha reciclada. O retorno financeiro tem sido ótimo.”

De um “risco de incêndio” nos campos para uma “linha de renda” no campo, a combinação de inovação tecnológica com visão de negócio vem transformando resíduos agrícolas em ativos valiosos para o desenvolvimento rural. Em Dingtao, a reciclagem da palha está se tornando um novo ponto de partida para um modelo de produção agrícola mais sustentável, com industrialização verde, economia circular e produtividade moderna crescendo lado a lado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui