Moscou e Pequim fortalecem cooperação econômica apesar da pressão externa, diz premiê russo

Sputnik / Dmitry Astakhov

O primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, se reuniu nesta quarta-feira (16), em Islamabad, no Paquistão, com seus homólogos da China e da Mongólia para tratar de negociações trilaterais.

Rússia e China estão fortalecendo a cooperação econômica e lançando projetos de investimento conjunto, apesar da pressão externa sem precedentes, disse o primeiro-ministro russo.

“Apesar da pressão externa sem precedentes, Rússia e China estão fortalecendo a cooperação econômica. Estamos aumentando o comércio bilateral, lançando projetos de investimento conjunto. A parceria no setor de energia adquiriu um caráter estratégico abrangente, cobrindo as indústrias de petróleo, gás, carvão e nuclear”, disse Mishustin em uma reunião com o premiê chinês, Li Qiang.

No setor de transporte, Moscou e Pequim estão aumentando o transporte de carga, melhorando a capacidade de travessias na fronteira entre os dois países e criando novos corredores para o transporte internacional. Segundo Mishustin, será dada atenção especial para as questões agrícolas e o fortalecimento da segurança alimentar entre a Rússia e a China.

Mishustin observou, ainda, que as negociações estão sendo realizadas paralelamente ao Conselho de Chefes de Governo da Organização para Cooperação de Xangai (OCX) e expressou confiança de que a cooperação entre Rússia e China contribuirá para melhorar ainda mais a eficiência desta aliança e permitirá a plena realização do seu potencial econômico.

“Na próxima semana, nossos líderes se reunirão na cúpula do BRICS em Kazan, e certamente estamos ansiosos para ver nosso amigo, o senhor Xi Jinping, lá”, disse o primeiro-ministro russo.

A Rússia está pronta para trabalhar com a China e a Mongólia pela prosperidade dos países. Uma das prioridades da política externa de Moscou é, segundo o premiê russo, fortalecer as relações amistosas com Pequim e Ulan Bator, vizinhos próximos e parceiros estratégicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui