Jogo chinês “Black Myth: Wukong” invade mercado americano

Imagem sem data fornecida pela Game Science mostra Rei Macaco ou Sun Wukong, um dos personagens mais icônicos do jogo de videogame "Black Myth: Wukong". (Xinhua)

“Com base na minha experiência, a arte do jogo, incluindo a renderização e a otimização, atingiu um nível de excelência mundial”, disse Jonathan Liu, designer de arte em uma empresa de jogos em Nova York.

Por Wen Tsui e Huang Heng

Los Angeles, 24 ago (Xinhua) — A indústria chinesa de jogos eletrônicos deu outro salto significativo para o cenário mundial com o lançamento de “Black Myth: Wukong”, um RPG de ação que virou febre nos Estados Unidos.

Desenvolvido pela Game Science, uma startup sediada em Shenzhen, o jogo atraiu jogadores e recebeu elogios da crítica, sendo o que muitos consideram um “marco” para a indústria chinesa de jogos.

“Black Myth: Wukong” é inspirado no icônico romance chinês do século 16 de Wu Cheng’en, “Jornada ao Oeste”. Os jogadores assumem o papel de Sun Wukong, o lendário Rei Macaco, enquanto embarcam em uma jornada épica para derrotar vários monstros surpreendentes.

Lançado na terça-feira, ele rapidamente ganhou destaque nas principais plataformas de jogos.

Na Steam, principal plataforma de jogos de PC, ele ficou no topo da parada mundial. Em uma hora depois do lançamento oficial na plataforma, o jogo teve mais de 1 milhão de jogadores simultâneos. No dia seguinte, esse número disparou para 2,2 milhões. O trailer do jogo teve mais de 10 milhões de visualizações no YouTube.

Pessoas testam “Black Myth: Wukong” no estande da Game Science na Gamescom 2023 em Colônia, Alemanha, no dia 23 de agosto de 2023. (Xinhua/Zhang Fan)

O sucesso do jogo é refletido em suas estatísticas impressionantes em várias plataformas. Na Steam, ele recebeu avaliações “esmagadoramente positivas” de 255.243 jogadores até a tarde de quinta-feira. A Twitch, plataforma popular de streaming, relatou 188.000 espectadores e 31.700 seguidores para o jogo.

A recepção crítica foi igualmente positiva. No Metacritic, a versão para PC do jogo obteve impressionantes 81 com base em 68 avaliações de críticos, enquanto as avaliações de usuários deram a ele uma pontuação ainda maior de 83.

Vários veículos relevantes de jogos elogiaram muitos aspectos do jogo.

A PC Gamer deu a ele 87 de 100, elogiando o “elenco excêntrico de personagens e combate expressivo, envoltos no rico universo de seu material de origem”.

Dando a ele 8 de 10, a IGN disse: “Apesar de alguns problemas técnicos frustrantes, Black Myth: Wukong é um ótimo jogo de ação com combate fantástico, chefes emocionantes, segredos tentadores e um mundo lindo”.

Jonathan Liu, que trabalha como designer de arte em uma empresa de jogos em Nova York, participou do desenvolvimento de mais de 20 jogos, incluindo três projetos AAA. Ele disse à Xinhua em entrevista na quinta-feira que, com seus 10 anos de experiência na indústria, os dados acima são surpreendentes.

“Com base na minha experiência, a arte do jogo, incluindo a renderização e a otimização, atingiu um nível de excelência mundial”, disse ele.

A estética visual do jogo recebeu aclamação geral. Descreveram que os ambientes são de tirar o fôlego, misturando arte estilizada com gráficos realistas para dar vida ao cenário mitológico. Essa atenção meticulosa aos detalhes visuais aprimora muito a experiência imersiva do jogo.

Liu disse que os jogos AAA têm requisitos para gráficos e qualidade de imagem extremamente altos, o que é equivalente aos sucessos de bilheteria de alta tecnologia de Hollywood na indústria cinematográfica. Atualmente, apenas 10 países que podem desenvolver jogos AAA de forma independente.

Desenvolvido por uma startup chinesa com apenas cerca de 140 funcionários, “Black Myth: Wukong” conseguiu competir e, em alguns casos, superar títulos de empresas mais estabelecidas, disse Song Ye, engenheiro de 35 anos que trabalhou na Cryptic Studios na Califórnia.

“O jogo superou minhas expectativas em termos de qualidade, incluindo gráficos e programação. Considerando a mão de obra investida, acredito que a qualidade do jogo supera os desenvolvidos por empresas americanas e japonesas de tamanho similar, com base na minha experiência”, disse Ye à Xinhua após seis horas de jogo.

Esse sucesso pode ser um catalisador potencial para a indústria chinesa de jogos, inspirando mais desenvolvedores chineses a criar títulos de alto perfil e atrair mais investimento de capital no desenvolvimento de jogos, disse Ye.

À medida que a indústria chinesa de jogos se desenvolveu rapidamente nos últimos anos, a receita no exterior de jogos desenvolvidos na China teve um crescimento surpreendente, subindo de 1,82 bilhão de dólares americanos em 2013 para 16,37 bilhões de dólares americanos em 2023, de acordo com dados da Statista.

Com o sucesso inicial, “Black Myth: Wukong” está pronto para contribuir significativamente para essa tendência ascendente. Em apenas dois dias, o jogo vendeu 8,4 milhões de unidades na Steam com uma receita bruta estimada de 405,2 milhões de dólares, de acordo com a VG Insights, uma empresa de pesquisa de mercado. O jogo está disponível em compra única, custando 59,99 dólares a versão padrão e 69,99 dólares a versão deluxe.

Além do seu valor de entretenimento e sucesso comercial, o jogo também está sendo reconhecido pela importância cultural. O enredo não só fornece uma rica base de narrativa, como uma ponte cultural, introduzindo elementos da mitologia e do folclore chineses para o público global.

Liu disse que percebeu que alguns âncoras de jogos começaram a introduzir o contexto do jogo em seus programas, incluindo o clássico chinês Jornada aos Oeste, e que é um bom método para jogadores ocidentais entenderem a cultura chinesa.

Francesco De Meo, editor sênior de jogos no site de notícias de tecnologia Wccftech, elogiou a narrativa do jogo e sua representação da cultura chinesa, descrevendo a experiência como “uma jornada envolvente na tradição chinesa”.

“A dedicação colocada no cenário do jogo é evidente, e toda a experiência se beneficia muito disso”, ele escreveu em sua análise do jogo, acrescentando que “dublagens competentes em inglês traduzem isso”.

De Meo sugeriu que os jogadores escolhessem a dublagem chinesa original “para uma experiência autêntica”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui