27.2 C
São Paulo
domingo - 15 fevereiro 2026 - 20:23
Início Mundo Ásia Itália informa China sobre saída da ‘Nova Rota da Seda’

Itália informa China sobre saída da ‘Nova Rota da Seda’

"Nós somos aliados dos Estados Unidos. Queremos conversar com a China, porém fazemos parte do pacto transatlântico", afirmou o ministro das Relações Exteriores Antonio Tajani

0
79

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, informou a China sobre os planos de sair da Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI), também conhecida como “Nova Rota da Seda”, megaprojeto de Pequim para ampliar sua influência no mundo.

“A premiê Meloni falou à China dos planos da Itália para sair da Rota da Seda”, disse o ministro das Relações Exteriores e vice-premiê Antonio Tajani em Nova York, em entrevista à Fox News à margem da Assembleia Geral da ONU.

Ao ser questionado se espera “retaliações” de Pequim, o ministro respondeu: “Não sei, mas nós somos aliados dos Estados Unidos. Queremos conversar com a China, porém fazemos parte do pacto transatlântico”.

O memorando de entendimento com Pequim para o ingresso da Itália na BRI foi assinado em 2019, na gestão do então primeiro-ministro Giuseppe Conte, mas o governo Meloni avalia que o protocolo não produziu os investimentos esperados.

A Itália é o único país do G7 a integrar a Nova Rota da Seda, instrumento por meio do qual a China promete investimentos pesados em infraestrutura e telecomunicações para aumentar a conectividade entre África, Ásia e Europa.