22.9 C
São Paulo
sábado - 21 fevereiro 2026 - 01:02
Início Brasil Governo mantém percentual de biodiesel no diesel para conter alta nos preços...

Governo mantém percentual de biodiesel no diesel para conter alta nos preços dos alimentos

CNPE suspende aumento de 15% na mistura, previsto para março, e anuncia medidas para fiscalizar fraudes no setor

0
2

O governo federal decidiu, nesta terça-feira (18), manter o percentual de mistura de biodiesel no diesel em 14%, suspendendo temporariamente o aumento para 15% que estava previsto para entrar em vigor a partir de 1º de março. A medida, aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), tem como objetivo conter a alta nos preços dos alimentos, que segue impactando o orçamento das famílias brasileiras, destaca o Metrópoles.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, explicou que a decisão foi tomada com foco no barateamento dos alimentos, uma das prioridades do governo Lula. “O preço dos alimentos é a grande prioridade do nosso governo. Considerando a necessidade de buscarmos todos os mecanismos para que o preço seja mais barato na gôndola do supermercado, mantemos a mistura em B14 até que tenhamos resultados no preço dos alimentos da população, já que boa parte da produção do biodiesel vem da soja”, afirmou.

A inflação de 2024, que fechou o ano em 4,83%, foi puxada principalmente pelo aumento nos preços dos alimentos, com destaque para carnes (20,84%) e café moído (39,60%). O grupo Alimentação e Bebidas registrou alta de 7,69% no período. Para enfrentar o problema, o governo descartou o tabelamento de preços e estuda medidas como o fortalecimento do Plano Safra, com juros mais baixos para determinados produtos.

Combate a fraudes na mistura de biodiesel

Além de manter o percentual de biodiesel, o CNPE aprovou a criação de uma operação conjunta entre órgãos federais para fiscalizar e combater fraudes na mistura obrigatória de biodiesel ao diesel. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a iniciativa visa “aperfeiçoar os instrumentos regulatórios e de fiscalização para assegurar a concorrência justa quanto à oferta de preços”.

A decisão do governo ocorre em um momento de ajustes nos preços dos combustíveis. No fim de janeiro, a Petrobras anunciou um reajuste de mais de 6% no preço do diesel para as distribuidoras, elevando o valor médio por litro para R$ 3,72. A medida reflete a preocupação do governo em equilibrar os impactos econômicos e garantir o abastecimento sem pressionar ainda mais os custos para o consumidor final.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui