Exposição da Cultura da Peônia de Heze encanta público na Romênia

Evento em Bucareste celebra a cultura chinesa com flores, arte e tradição, aproximando estudantes romenos do universo das peônias de Heze

(Foto: Reprodução/ Heze)

A exposição temática da cultura chinesa da peônia “Florescendo Peônias, Convite de Heze” foi inaugurada com grande sucesso recentemente no Liceu Econômico Cenob, em Bucareste, Romênia. O evento contou com a presença do prefeito do Setor 2 de Bucareste, Horia Tomescu, além de diretores de mais de dez escolas locais. Mais de 400 professores e alunos participaram ativamente.

Na área de exposição de produtos culturais, artesanatos inspirados na peônia, como recortes de papel, pinturas tradicionais, bordados e porcelanas foram exibidos de forma organizada, chamando a atenção de convidados e estudantes, que não economizaram elogios à profundidade cultural e à sofisticação técnica das peças. Muitos aproveitaram para tirar fotos e interagir com os organizadores.

A zona de experiências interativas foi outro destaque. Professores de chinês internacional, vestidos com trajes tradicionais, ofereceram oficinas de caligrafia, experimentação de hanfu (vestimenta tradicional chinesa) e adorno com flores. Alunas, usando roupas elegantes e leques decorados, pareciam verdadeiras fadas das peônias dançando pelo pátio da escola — um mergulho completo na cultura tradicional chinesa.

Na parte cultural do evento, estudantes do Liceu Econômico Cenob encantaram a plateia ao apresentar músicas chinesas vestidos com belos qipaos com estampas de peônia, segurando leques decorativos. O ponto alto do evento arrancou aplausos entusiasmados do público. “Ouvi dizer que em abril acontece o Festival Cultural da Peônia em Heze, na China. Estou torcendo para ter a chance de ver essa celebração de perto!”, comentou empolgada a estudante Simona.

De acordo com os organizadores, o sucesso da exposição não só permitiu que alunos e professores de várias escolas de Bucareste conhecessem a beleza e a profundidade da cultura da peônia chinesa, como também abriu novas possibilidades de intercâmbio cultural entre China e Romênia.

(Foto: Reprodução/ Heze)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui