Um novo campo de gás entrou em operação no Mar do Sul da China, proporcionando uma nova fonte de energia à Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau. A jazida produzirá mais de 420 milhões de metros cúbicos de gás natural em 2021, suficientes para a demanda energética de 8 milhões de residentes, de acordo com a operadora Offshore Oil Engineering.
Batizada de Liuhua 29-2, o campo está localizado na parte leste do Mar do Sul da China, em águas com uma profundidade média de 750 metros, disse a empresa com sede na cidade portuária de Tianjin, no norte da China.
“Como projeto de águas profundas, a Liuhua 29-2 nos trouxe muitos desafios técnicos durante a construção. Foram desenvolvidos nacionalmente os dois equipamentos do terminal de tubos submarinos, cada um com mais de 70 toneladas”, disse o diretor do projeto, Cai Changsong.
A parte oriental do Mar do Sul da China é uma das principais zonas de produção de gás natural em alto-mar da China. Seu volume de produção anual superou 6 bilhões de metros cúbicos nos últimos três anos.