O fórum internacional da Cúpula de Moda BRICS+ foi realizado na capital russa.
A programação empresarial abrangeu desfiles de trajes e acessórios, discussões e reuniões dedicadas às tendências atuais do setor de moda, comércio varejista e diplomacia cultural. Também houve palestras e aulas magistrais com a participação de representantes da China, Venezuela, México, Peru, Myanmar, Turcomenistão e Sudão.
Um destaque especial foi a exposição Patrimônio, onde os visitantes puderam aprender sobre a influência das culturas dos países participantes no desenvolvimento da moda contemporânea.
“Nosso objetivo é trazer nossas tradições para a vida dia a dia de uma forma que pareça mais atraente a partir de uma perspectiva contemporânea e, ao mesmo tempo, nos lembre de quem somos”, destacou Mpho Mogotsi, diretor administrativo da Semana de Moda do BRICS na África, à TV BRICS sobre a ideia do evento.
Um dos principais frutos do encontro foi a adoção da Declaração sobre o Estabelecimento da Federação Internacional de Moda do BRICS. Ela foi assinada por representantes de mais de 50 países, inclusive do Egito, Índia, China, Malásia, Etiópia, África do Sul e Egito. O anúncio foi feito pela vice-prefeita de Moscou, Natalia Sergunina, cujas palavras foram citadas pelo serviço de imprensa do Departamento de Cultura de Moscou.
“A criação de uma federação internacional tão significativa é um dos resultados importantes do último fórum do BRICS em Moscou. Mais uma vez, isso mostrou que temos abordagens comuns e um grande potencial de desenvolvimento com nossos colegas” – Natalia Sergunina, Vice-prefeita de Moscou.
A iniciativa fortalecerá os laços entre representantes de comunidades empresariais de diferentes países e desenvolverá a cooperação tanto na introdução de novas tecnologias e modelos econômicos quanto na preservação de tradições culturais e artesanato popular, segundo ela.
A Cúpula de Moda do BRICS+ está sendo realizada pela segunda vez. Em 2024, o evento foi realizado no Salão de Concertos Zariadie. Convidados dos de mais de 100 países participaram do evento.