China e Índia reforçam diálogo para manter estabilidade na fronteira

China e Índia realizaram na quinta-feira (6), em Nova Délhi, a 36ª reunião do Mecanismo de Trabalho para Consulta e Coordenação sobre Assuntos Fronteiriços China-Índia (WMCC). As delegações discutiram questões relacionadas à delimitação da fronteira, à gestão e ao controle das áreas fronteiriças, além da construção de mecanismos de diálogo e da cooperação transfronteiriça.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério das Relações Exteriores da China nesta sexta-feira (7), os dois países concordaram em manter uma comunicação contínua por meio dos canais diplomáticos e militares já estabelecidos. O objetivo é preservar a paz e a tranquilidade nas regiões de fronteira e evitar que eventuais divergências afetem a estabilidade da relação bilateral.

A reunião foi copresidida por Hou Yanqi, diretora-geral do Departamento de Assuntos Fronteiriços e Oceânicos do Ministério das Relações Exteriores da China, e Sujit Ghosh, secretário-adjunto para a Ásia Oriental do Ministério das Relações Exteriores da Índia. Representantes de diferentes órgãos governamentais dos dois países também participaram das discussões.

O encontro ocorre em meio à retomada gradual do diálogo entre Pequim e Nova Délhi sobre questões fronteiriças. A manutenção de canais de comunicação e a redução de riscos ao longo da Linha de Controle Real são apontadas pelos dois lados como elementos importantes para a continuidade do processo de estabilização das relações.

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,1029
CNY
0,7609
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

REDATA redefine o custo de entrada de data centers no Brasil

O REDATA foi recebido pela Casa Civil em 4 de setembro e aguarda sanção presidencial. O novo desenho tributário pode atrair capital e fornecedores estrangeiros, inclusive chineses, sob contrapartidas de energia, água, pesquisa e atendimento ao Brasil.

Produção de veículos no Brasil cresce 9,4% e atinge maior nível mensal desde 2019

Produção brasileira de veículos chega a 271,2 mil unidades em agosto, com alta de 9,4% em 12 meses e avanço de 8,5% no ano.

Governo reduz tributos sobre combustíveis e cria subvenção temporária ao diesel

O governo federal reduziu tributos sobre gasolina e etanol e autorizou uma subvenção temporária ao diesel diante da volatilidade do petróleo.

Tak Chung Wu é convocado para assumir mandato de vereador em Campinas

A Câmara Municipal de Campinas convocou oficialmente o advogado Tak Chung Wu, primeiro suplente do Cidadania, para assumir uma cadeira de vereador. Natural de Hong Kong e radicado há mais de 40 anos no Brasil, ele afirma que pretende priorizar emprego, terceiro setor, mobilidade, segurança, saúde, meio ambiente e educação.