Cidade de Xiaoliu, distrito de Mudan, Heze, e a Sala de Aula Confúcio da 18ª Escola de Sofia realizam atividade de experiência com o patrimônio cultural imaterial “Figuras de Massa de Caozhou”

Recentemente, a cidade de Xiaoliu, distrito de Mudan, cidade de Heze, província de Shandong, e a Sala de Aula Confúcio da 18ª Escola de Sofia, vinculada ao Instituto Confúcio de Sofia, na Bulgária, realizaram conjuntamente uma atividade de intercâmbio e experiência cultural com o patrimônio cultural imaterial “Figuras de Massa de Caozhou” (Caozhou Mianren). O evento convidou Li Xiaopu, representante municipal do projeto de patrimônio cultural imaterial nacional “Figuras de Massa de Caozhou”, como palestrante principal, e contou com a participação de cerca de 70 professores de chinês e alunos da Sala de Aula Confúcio.

O herdeiro da arte de massa Li Xiaopu apresentou online a história e as técnicas de produção das Figuras de Massa de Caozhou e mostrou obras com formas de frutas, legumes e frutos do mar, cuja aparência realista arrancou aplausos dos alunos e despertou o interesse pela experiência prática.

Na etapa de experiência, os alunos, sob demonstração e orientação de Li Xiaopu e dos professores de chinês da Sala de Aula Confúcio, aprenderam a fazer o panda, tesouro nacional da China, e a flor de peônia. Observaram com atenção e modelaram com cuidado, experimentando na prática a alegria da criação com a técnica das Figuras de Massa de Caozhou e sentindo o charme da cultura tradicional chinesa.

As “Figuras de Massa de Caozhou” têm origem no distrito de Mudan, cidade de Heze, província de Shandong, e são patrimônio cultural imaterial nacional. Produzidas com farinha de trigo e farinha de arroz glutinoso, elas dão forma a personagens, flores, pássaros e animais auspiciosos por meio de técnicas como amassar, enrolar, modelar, pressionar, pontilhar e esculpir, sendo uma arte manual popular chinesa com milhares de anos de história.

Esta atividade usou a técnica das Figuras de Massa de Caozhou como veículo para que os jovens búlgaros sentissem a beleza da arte popular chinesa na criação. A cidade de Xiaoliu, distrito de Mudan, continuará realizando atividades culturais de diversas formas, construindo pontes de intercâmbio e aprendizado mútuo entre culturas e promovendo a “saída” da excelente cultura tradicional chinesa.

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,4917
CNY
0,8260
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Setor de hidrogênio da China avança para escala comercial e amplia cooperação com o Brasil

A indústria de hidrogênio da China avança da fase...

Lula critica saída de Flávio Bolsonaro do Brasil após derrota eleitoral; senador chega aos EUA

O presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva classificou...

Sanya sobre as águas: cidade avança rumo ao título de Capital dos Iates da Ásia-Pacífico

Agência Brasil China – 3 de novembro – A...

CSN negocia venda de sua divisão de cimento à chinesa Huaxin por R$ 12,7 bilhões

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), uma das maiores empresas...