A confirmação veio em entrevista coletiva concedida pelo secretário Carlos Lula, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Segundo ele, seis dos 24 tripulantes fizeram o teste genômico pelo Instituto Evandro Chagas e todos testaram positivo.
Um dos tripulantes, inclusive, segue internado em um hospital particular de São Luís. O quadro de saúde dele é estável, segundo o último boletim médico. Agora, segundo a SES, dentro do navio continuam 14 tripulantes com covid-19:Dois com sintomas leves e 12 assintomáticos. Outros nove não foram diagnosticados com a doença.
A variante indiana do novo coronavírus preocupa as autoridades de saúde, já que ela tem uma ou duas alterações em sua proteína spike— dependendo da variante— o que pode significar uma maior resistência do coronavírus a respostas imunológicas do corpo, além de transmissibilidade aumentada.
O navio Shandong da Zhi segue ancorado na costa de São Luís e todos os tripulantes estão isolados e acompanhados por profissionais de saúde.