O Brocado Lu (em chinês, “Lujin”) é conhecido por seus padrões delicados e elegantes, cores vibrantes, grande variedade de estilos, textura fina, conforto e durabilidade. Graças à sua técnica única de tecelagem jacquard e aos padrões artísticos de cores contrastantes e intensas, em 2008, a técnica de tecelagem do Brocado Lu foi incluída na lista de Patrimônios Culturais Imateriais Nacionais pelo Conselho de Estado.
Segundo informações, o Brocado Lu é considerado a “história viva” do sudoeste de Shandong, sendo popularmente conhecido como “tecido artesanal” ou “tecido jacquard com padrões de losangos contínuos”. Sua origem remonta a mais de cinco mil anos, ao período da comuna patriarcal.
“A técnica tradicional de tecelagem do Brocado Lu é extremamente complexa, envolvendo 72 etapas, que incluem fiação, tingimento, engrossamento do tecido, preparação dos fios, trançado, passagem dos fios e tecelagem, até que o produto final esteja pronto”, explicou Zhao Dan, responsável pela Shandong Xiangyun Lujin Textile Co. Ltd., localizada na vila de Licun, distrito de Mudan. Usando 22 cores básicas, o Brocado Lu pode criar quase dois mil padrões vibrantes. A história da tecelagem do Brocado Lu é muito antiga, e, naquela época, as técnicas tradicionais de tecelagem, bordado e tingimento, junto com o uso de fibras de cânhamo, linho, seda e algodão, foram combinadas para formar o Brocado Mian do sudoeste de Shandong.
Atualmente, a indústria do Brocado Lu está em plena ascensão, com um forte desenvolvimento. No entanto, a produção manual sozinha não consegue garantir a quantidade necessária de produtos. O grande desafio para as empresas de tecelagem do Brocado Lu é como manter suas características e charme únicos, ao mesmo tempo em que modernizam a produção industrial para garantir a continuidade e o crescimento desta arte ancestral.