23.9 C
São Paulo
terça-feira - 10 fevereiro 2026 - 18:05
Home Capa Mídias chinesas do exterior vivenciam o Punho da Garça Branca de Yongchun,...

Mídias chinesas do exterior vivenciam o Punho da Garça Branca de Yongchun, em Fujian

Só ao praticar se compreende a profundidade do Kung Fu

0
9
(Foto: Reprodução)

Agência de Notícias Brasil–China, informe geral de 28 de janeiro — Na tarde do dia 28, mais de 20 representantes de mídias chinesas do exterior reuniram-se na Cooperativa de Artesanato de Quanzhou para assistir e vivenciar o Punho da Garça Branca de Yongchun, em Fujian, reconhecido como patrimônio cultural imaterial de nível nacional.

Durante a atividade, Su Junyu, vice-presidente da Associação de Kung Fu de Yongchun, no condado de Yongchun (Fujian), e herdeira do Punho da Garça Branca de Yongchun, apresentou aos convidados a origem e as características desse estilo marcial. Segundo ela, o Punho da Garça Branca surgiu na dinastia Qing e, conforme a tradição, foi criado por uma mulher chamada Fang Qiniang, inspirada nos movimentos das garças. Seus gestos combinam força e suavidade, com forma e intenção que evocam a ave. Enraizado em Yongchun, o estilo evoluiu gradualmente para um sistema completo de artes marciais do sul da China, sendo posteriormente reconhecido como patrimônio cultural imaterial nacional.

(Foto: Reprodução)

Como um estilo de luta criado por uma mulher, o Punho da Garça Branca de Yongchun é conhecido por seus movimentos leves e ágeis e pelo conceito singular de equilíbrio entre rigidez e suavidade, sendo celebrado como o “Punho Divino do Oriente”. Ao longo da história, exerceu influência profunda sobre diversas escolas marciais, como o Wing Chun e o karatê Goju-ryu. Nos últimos anos, o governo do condado de Yongchun tem se dedicado à pesquisa sistemática e à valorização cultural desse estilo, promovendo a construção de marcas culturais e incentivando sua expansão internacional. Atualmente, o Punho da Garça Branca de Yongchun está presente em mais de 50 países e regiões, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, França, Filipinas e Singapura.

(Foto: Reprodução)

Em seguida, Su Junyu e seus discípulos apresentaram conjuntamente as dezoito formas do Punho da Garça Branca de Yongchun. Os movimentos, fluidos e expressivos, arrancaram aplausos do público presente. Muitos representantes da mídia demonstraram grande interesse e se aproximaram para aprender os golpes básicos. Su Junyu realizou as demonstrações à frente, enquanto seus alunos circulavam entre os participantes, corrigindo atentamente cada movimento, permitindo que todos sentissem de forma direta a força e o ritmo do estilo.

Após a experiência, Wang Ping, editora-adjunta do jornal Qiaobao da França, comentou emocionada: “Antes, eu apenas ouvia falar da elegância do Punho da Garça Branca; hoje, ao praticá-lo pessoalmente, percebi como é exigente. Ao saber que essa arte marcial combina autodefesa e benefícios para a saúde, passei a considerar seriamente estudá-la de forma sistemática.”

Nos últimos anos, o governo do condado de Yongchun tem investido de forma contínua na sistematização e valorização cultural do Punho da Garça Branca, promovendo marcas culturais associadas e impulsionando sua projeção internacional. Atualmente, o estilo está difundido em mais de 50 países e regiões ao redor do mundo, atraindo anualmente numerosos praticantes chineses e estrangeiros que viajam especialmente a Yongchun para aprender, incluindo muitos “discípulos estrangeiros” que chegam motivados por sua reputação.


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here