O dia 12 de maio deste ano marcou o 17º Dia Nacional de Prevenção e Redução de Desastres da China. Para reforçar a conscientização dos estudantes sobre segurança e aprimorar suas habilidades de resposta a emergências, o distrito de Dingtao organizou uma atividade especial, levando os alunos ao Centro de Experiência em Educação para Segurança. Por meio de simulações realistas e experiências imersivas, os estudantes puderam aprender na prática habilidades de autoproteção e resgate mútuo, fortalecendo a segurança nas escolas.

No Centro de Experiência em Educação para Segurança do distrito de Dingtao, profissionais do Departamento de Gerenciamento de Emergências explicaram aos alunos a origem e a importância do Dia Nacional de Prevenção e Redução de Desastres. Os estudantes assistiram a vídeos educativos para entender os mecanismos, impactos e técnicas de autoproteção em casos de erupções vulcânicas, terremotos, tornados e outros desastres naturais.
Em seguida, participaram de simulações práticas de evacuação em terremotos, combate a incêndios, técnicas de descida em altura e identificação de placas de sinalização de trânsito. Os alunos vivenciaram de forma realista a tensão provocada por desastres e, com a orientação de profissionais, aprenderam a agir corretamente e com rapidez para se proteger, absorvendo de forma concreta os conceitos de educação em segurança.

“Antes eu só tinha estudado prevenção de desastres e redução de riscos nos livros. Hoje, pude sentir na prática como é assustadora a chegada de desastres como incêndios e terremotos. Além de memorizar o conteúdo, aprendi técnicas de fuga e de primeiros socorros. Pretendo compartilhar tudo o que aprendi hoje com meus colegas e minha família, para que todos aumentem sua consciência sobre segurança e saibam se proteger melhor”, afirmou Xie Xinyan, estudante da Escola Experimental Bilíngue Bowen.
Além das simulações realistas, a atividade contou com áreas práticas para treinamento de primeiros socorros, área de experiência em segurança contra incêndios e atividades interativas. Profissionais de resgate atuaram como “mentores de segurança”, ensinando os estudantes a utilizar corretamente equipamentos e sistemas de alarme, além de realizarem demonstrações detalhadas de técnicas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) usando manequins de treinamento.

Com o apoio de tecnologias interativas como projeção, realidade virtual e simulação de direção, os alunos puderam aprender de forma lúdica e intuitiva a reconhecer riscos e adotar medidas de proteção eficazes em situações de emergência.
“O aprendizado pela experiência é muito mais eficaz do que a simples teoria. Nosso objetivo é, por meio dessas simulações imersivas e de uma abordagem multidimensional, ensinar as crianças a lidar com emergências e a se protegerem de forma prática e divertida. Isso ajuda a consolidar a conscientização e as habilidades essenciais para a segurança, preparando-os para enfrentar qualquer situação de risco. Vamos continuar explorando métodos mais diversificados e práticos para fortalecer ainda mais a educação em segurança e proteger a vida dos nossos alunos”, destacou Gu Haitao, professor da Escola Experimental Bilíngue Bowen.