Província chinesa de Liaoning evacua mais de 28 mil moradores por causa das enchentes

Trabalhadoras de uma loja afetada pelas enchentes limpam a lama para retomar os negócios em Dandong, Província de Liaoning, no nordeste da China, em 1º de agosto de 2024. (Xinhua/Long Lei)

  Shenyang, 5 ago (Xinhua) — Mais de 28 mil moradores da Província de Liaoning, no nordeste da China, foram evacuados após uma nova rodada de chuvas torrenciais, com os níveis de água excedendo os limites de alerta em seis rios.

   As tempestades atingiram muitas partes da província entre 7h00 de domingo e 7h00 desta segunda-feira, com a maior precipitação em uma única hora chegando a 81,9 mm no distrito de Xinglongtai, na cidade de Panjin. A precipitação média da província alcançou 25,4 mm durante o período de 24 horas.

   Para lidar com essa última rodada de tempestades, oito das 14 cidades de nível sub-regional da Província ativaram respostas emergenciais de Nível III ou Nível IV para o controle das cheias, incluindo a capital da Província, Shenyang, onde foi emitida uma resposta de emergência de Nível III, de acordo com o comando provincial de prevenção e combate às inundações e secas.

   A China tem um sistema de resposta a emergências de quatro níveis para controle de enchentes, sendo o Nível I a resposta mais urgente.

   O departamento de recursos hídricos da Província de Liaoning mobilizou equipes para monitoramento dos rios e inspeção dos reservatórios.

   O observatório meteorológico da Província informou que mais chuvas são esperadas para esta terça e quarta-feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui