back to top
21.5 C
São Paulo
sexta-feira - 30 janeiro 2026 - 19:07

Turismo reúne instituições de ensino e empresas para avaliar a formação profissional

A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo está promovendo um ciclo de reuniões com professores e coordenadores de cursos de turismo (técnicos, tecnólogos, graduação e pós-graduação), representantes do setor produtivo e governos, buscando aproximar a formação profissional do estudante de turismo das demandas do mercado de trabalho.

A primeira rodada de encontros mobilizou 18 professores, coordenadores e representantes de instituições como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto Federal São Paulo, Centro Paula Souza, Senac, Universidade Anhembi Morumbi e Associação Brasileira dos Bacharéis de Turismo (ABBTUR) em discussões para identificar o futuro do profissional de turismo – sobretudo em épocas adversas para o setor, como a pandemia.

A próxima etapa é ouvir representantes de empresas responsáveis pela contratação desses profissionais, como agências e operadoras de viagens, companhias aéreas, hotéis, entre outros, e promover debates entre setor produtivo e acadêmico, identificando as mudanças do mercado.

A iniciativa faz parte do programa Politurismo, da Secretaria de Turismo, desenvolvido sobre os pilares da educação, inteligência, negócios e inovação para a qualificação e formação de novas lideranças e talentos que compõem a cadeia produtiva do turismo no Estado. As reuniões são conduzidas pela Fundação Instituto de Administração da USP, contratada para desenvolvimento de ações em conjunto com a Secretaria.

“A ideia é atender as exigências do mercado, atualizando e melhorando os cursos de formação à partir dessas demandas. Se o profissional de turismo precisa desenvolver certas habilidades ao ingressar no mercado de trabalho, por que não começar a trabalhá-las ainda nas instituições de ensino? Novos cenários exigem novas habilidades e nosso objetivo é que os estudantes já saiam com esse conhecimento”, comenta Vinicius Lummertz, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,3734
CNY
0,7694
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Alckmin e Han Zheng debatem comércio bilateral e salvaguardas sobre carne bovina

O vice-presidente em exercício do Brasil, Geraldo Alckmin, e...

XV de Jaú aposta em laços com a China para ampliar projetos esportivos e atrair investimentos

O XV de Jaú deu um passo estratégico fora...

Arquitetura de Oscar Niemeyer será exibida em grandes centros culturais da China em 2026

Entre setembro de 2026 e fevereiro de 2027, a...

Xi e Starmer defendem multilateralismo em encontro histórico em Pequim

O presidente da China, Xi Jinping, e o primeiro-ministro...