Recentemente, em um estúdio de pintura no distrito de Mudan, Guo Xiaohong, uma artista especializada em leques redondos de peônia, estava sentada à mesa, pressionando suavemente um leque com a mão esquerda e segurando um pincel com a direita. Dois pincéis se moviam rapidamente entre seus dedos, alternando entre cores claras e escuras. Em um instante, leques redondos adornados com belas pinturas de peônias saíam “fresquinhos” do estúdio.
“O leque redondo geralmente é feito de seda, e pintar nele é diferente de pintar em papel. Para pintar peônias na seda, eu uso a técnica chamada Mogu (que literalmente significa ‘sem ossos’)”, explicou Guo Xiaohong ao repórter. A técnica de pintura Mogu para peônias, como o nome sugere, não utiliza contornos para as flores, folhas e galhos. Ela evoluiu a partir da técnica de pintura Gongbi a tinta e se concentra na aplicação de cores para criar um efeito realista.
As pinturas de flores e pássaros em estilo Gongbi de Guo Xiaohong injetam uma nova vida nos pequenos leques clássicos. “A criação de leques redondos de peônia é, na verdade, uma combinação de artesanato e pintura, que interpreta o charme da cultura da peônia de Heze e das técnicas tradicionais de artesanato.”













