back to top
17.5 C
São Paulo
sexta-feira - 11 julho 2025 - 21:57

TCU absolve Dilma e condena Gabrielli por prejuízos na compra da refinaria de Pasadena

O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu, em julgamento nesta quarta-feira, absolver a ex-presidente da República Dilma Rousseff e condenar o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli por prejuízos provocados à Petrobras na compra da refinaria de Pasadena (EUA).

Dilma, que era integrante do conselho de administração da Petrobras à época do negócio, votou favoravelmente à compra da refinaria. À época, ela argumentou que não teve acesso a todas as informações necessários sobre a aquisição.

O relator do caso, o ministro Vital do Rêgo, apontou que os integrantes do conselho não agiram com dolo nem com má-fé no caso, por isso suas contas deveria ser julgadas regulares com ressalvas. No caso de Gabrielli, dos então diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró e do gerente Luís Carlos Moreira da Silva, o ministro apontou que eles praticaram irregularidades no caso. Eles foram condenados a multa de R$ 110 milhões e oito anos de inabilitação para exercer cargos públicos.

Não há razoabilidade e proporcionalidade em igualar responsabilidades daqueles que agiram com deslealdades com os outros envolvidos, cuja má-fé não ficou demonstrada nesses autos tampouco em outras instâncias nas quais se apura o caso Pasadena – afirmou Vital do Rêgo.

O caso de Pasadena também foi investigado na Lava-Jato, mas não houve acusação a Dilma Rousseff.

Em nota, os advogados José Eduardo Cardoso e Walfrido Warde afirmaram: “Realmente, os membros do Conselho de Administração não têm nenhuma responsabilidade no que ocorreu, o que mostra que Dilma estava certa em tudo o que disse desde o início. Depois de tanto tempo, finalmente, foi feita justiça”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,4219
CNY
0,7567
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

China reage a tarifaço dos EUA contra o Brasil e condena política de intimidação econômica

O governo da China criticou de forma direta, nesta...

Trump anuncia tarifa de 50% contra o Brasil e acende alerta comercial — e diplomático

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump voltou a...

Lula rebate Trump e defende papel pacífico do BRICS em meio a tensões comerciais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu com...