20 C
São Paulo
sexta-feira - 29 março 2024 - 05:33

SP critica Ministério da Saúde por recuo na vacinação de adolescentes

O governo do estado de São Paulo emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira (16) para criticar o Ministério da Saúde a respeito de um documento que não recomenda a vacinação de crianças e adolescentes menores de 18 anos sem comorbidades. A decisão, segundo a gestão estadual, vai na contramão de autoridades sanitárias de outros países.

“A medida cria insegurança e causa apreensão em milhões de adolescentes e famílias que esperam ver os seus filhos imunizados, além de professores que convivem com eles”, escreve o governo paulista, que informou que continuará imunizando este público.

Segundo as informações da gestão estadual, 2,4 milhões de pessoas, ou 72% dessa faixa etária, já receberam a primeira dose.

Coibir a vacinação integral dos jovens de 12 a 17 anos, prossegue a nota, significaria um menosprezo ao impacto da pandemia na vida dos adolescentes, pontuando que 30% das pessoas dessa faixa etária que morreram pela covid-19 não possuíam comorbidades.

“Infelizmente, e mais uma vez, as diretrizes do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde chegaram com atraso e descompassadas com a realidade dos estados, que em sua maioria já estão com a vacinação em curso”, conclui a gestão estadual.

Prefeitura de SP não interromperá vacinação

A prefeitura de São Paulo também se posicionou acerca da nota do Ministério da Saúde e informou que não vai interromper a vacinação para adolescentes sem comorbidades na capital paulista, que receberão aplicações com a Pfizer.

Como 712.499 primeiras doses já foram aplicadas para esse grupo, o que representa 84,4% da cobertura vacinal do público de 12 a 17 anos sem comorbidades, a gestão municipal decidiu continuar com a aplicação até que seja concluída.

“A pasta esclarece que tomou ciência de nota emitida pelo Ministério da Saúde (MS) a respeito da restrição da imunização desse grupo populacional e, em virtude do estágio avançado no Programa Municipal de Imunizações (PMI), seguirá com as diretrizes publicadas no instrutivo número 35”, escreve a nota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

‘Grande dia!’: confira repercussão da prisão de mandantes do assassinato de Marielle Franco

A prisão dos suspeitos de serem os mandantes do...

Exposição Cultural Brasil-China “Heze Convida: O Desabrochar das Peônias”

No dia 27 de março, a Exposição Cultural Brasil-China...

Economia de Xi: tour destaca papel crítico e vasto potencial da região central da China

Durante visita à província de Hunan realizada entre segunda...

Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo temporário em Gaza

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) aprovou,...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado