back to top
17.7 C
São Paulo
sábado - 30 agosto 2025 - 20:42

Se voltar ao poder, PT dará preferência a 5G chinês

O governo Bolsonaro tem demonstrado preferência por um acordo com os americanos. Mas o PT, se voltar ao poder em 2022, tende a optar por uma parceria com os chineses, mesmo que isso signifique reverter decisões do atual governo. O atual governo quer realizar o leilão do 5G neste ano.

Para petistas, faz mais sentido geopolítico uma parceria com Pequim em relação à tecnologia 5G. Com Washington, o PT, num eventual novo governo, colocará mais foco na agenda ambiental em face da destruição implementada por Bolsonaro na área. O 5G criou uma espécie de nova Guerra Fria no século 21, dessa vez entre EUA e China.

Desde o governo Trump, a prioridade do embaixador dos EUA em Brasília, Todd Chapman, tem sido convencer a família Bolsonaro de que o Brasil deveria optar pelo 5G americano e impôr restrições à tecnologia chinesa.

Fogo alto

O presidente Jair Bolsonaro está colocando na conta do ministro Paulo Guedes (Economia) o desgaste pela longa discussão com o Congresso a respeito do Orçamento de 2021. Para Bolsonaro, a incapacidade política de Guedes aumentou o problema.

Só confusão

Bolsonaro tem dito a auxiliares que anda cansado das picuinhas entre Paulo Guedes e o colega Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional. Outra queixa comum sobre Guedes que chega ao Palácio do Planalto é a dificuldade de auxiliares para marcar audiências com o próprio chefe. A máquina simplesmente não anda.

Rota de colisão

Preocupado com a reeleição, Bolsonaro tem dado cada vez mais atenção a criação de um plano de obras de infraestrutura, o que tem sido dinamitado por Guedes.

Briga tucana

No PSDB, o maior defensor do endurecimento do partido com o governo Bolsonaro não é mais o governador de São Paulo, João Doria. Tasso Jereissati (CE) quer que as bancadas tucanas na Câmara e no Senado façam oposição de verdade. Mas o presidente partido, Bruno Araújo (PE), opera contra a pressão do senador Tasso para que o PSDB se distancie do Palácio do Planalto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,4153
CNY
0,7541
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Colheita abundante de uvas entoa melodia de revitalização rural

Recentemente, no Vinhedo Dazhang de Zhang Xiaoli, na vila...

China ganha prestígio entre brasileiros enquanto EUA perdem espaço em meio ao tarifaço

A relação dos brasileiros com as grandes potências mundiais...

China conclui com sucesso 1º teste de módulo lunar tripulado

A China deu mais um passo importante em sua...

Mídia chinesa no exterior visita Kezhou, em Xinjiang, para entrevistas

Agência Brasil China, 22 de agosto – No dia...