19.2 C
São Paulo
domingo - 16 junho 2024 - 00:15

Se voltar ao poder, PT dará preferência a 5G chinês

O governo Bolsonaro tem demonstrado preferência por um acordo com os americanos. Mas o PT, se voltar ao poder em 2022, tende a optar por uma parceria com os chineses, mesmo que isso signifique reverter decisões do atual governo. O atual governo quer realizar o leilão do 5G neste ano.

Para petistas, faz mais sentido geopolítico uma parceria com Pequim em relação à tecnologia 5G. Com Washington, o PT, num eventual novo governo, colocará mais foco na agenda ambiental em face da destruição implementada por Bolsonaro na área. O 5G criou uma espécie de nova Guerra Fria no século 21, dessa vez entre EUA e China.

Desde o governo Trump, a prioridade do embaixador dos EUA em Brasília, Todd Chapman, tem sido convencer a família Bolsonaro de que o Brasil deveria optar pelo 5G americano e impôr restrições à tecnologia chinesa.

Fogo alto

O presidente Jair Bolsonaro está colocando na conta do ministro Paulo Guedes (Economia) o desgaste pela longa discussão com o Congresso a respeito do Orçamento de 2021. Para Bolsonaro, a incapacidade política de Guedes aumentou o problema.

Só confusão

Bolsonaro tem dito a auxiliares que anda cansado das picuinhas entre Paulo Guedes e o colega Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional. Outra queixa comum sobre Guedes que chega ao Palácio do Planalto é a dificuldade de auxiliares para marcar audiências com o próprio chefe. A máquina simplesmente não anda.

Rota de colisão

Preocupado com a reeleição, Bolsonaro tem dado cada vez mais atenção a criação de um plano de obras de infraestrutura, o que tem sido dinamitado por Guedes.

Briga tucana

No PSDB, o maior defensor do endurecimento do partido com o governo Bolsonaro não é mais o governador de São Paulo, João Doria. Tasso Jereissati (CE) quer que as bancadas tucanas na Câmara e no Senado façam oposição de verdade. Mas o presidente partido, Bruno Araújo (PE), opera contra a pressão do senador Tasso para que o PSDB se distancie do Palácio do Planalto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,2892
CNY
0,7302
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Cultivo Especializado Impulsiona Nova Vitalidade na Revitalização Rural

Nos últimos dias, na base de cultivo de mais...

Turquia segue EUA e impõe forte tarifa sobre importações de veículos da China

A Turquia vai acrescentar uma tarifa adicional de 40%...

Efeito Lula: varejo cresce em abril e bate recorde histórico

Nesta quinta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou...

Mercado aumenta projeção do PIB para 2024

O mercado financeiro elevou a previsão para o crescimento...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado