back to top
19.8 C
São Paulo
sexta-feira - 04 abril 2025 - 23:30

São Paulo sedia evento internacional e busca acordo de cooperação com a ONU na agenda de biodiversidade

Encontro híbrido contará com especialistas e instituições internacionais, como a Secretária Executiva da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, maior cargo da agenda global na área, Elizabeth Maruma Mrema, que participará da abertura virtualmente.

De 7 a 9 de junho, São Paulo será o anfitrião da WBio2022 organizada pelo Governo do Estado, União Europeia, ICLEI, Regions4, GIZ, ACIA e a Organização das Nações Unidas em alusão à Semana do Meio Ambiente.

O objetivo é reforçar o papel dos governos subnacionais e locais na conservação da biodiversidade, trocar experiências a fim de replicar ações bem-sucedidas e, principalmente estruturar ações para a implementação do Marco Global de Biodiversidade Pós-2020 (GBF) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) da ONU.

O último “Relatório de Riscos Globais”, do Fórum Econômico Mundial, apontou cinco preocupações ambientais no ranking dos dez maiores riscos avaliados, entre os quais a perda da biodiversidade. De acordo com a ONU, cerca de 25% das espécies de animais e plantas no mundo enfrentam a extinção por ações antrópicas.

O Marco Global de Biodiversidade Pós-2020 visa definir padrões para contabilizar perdas, ações para recuperar a fauna e a flora, fomentar a participação da sociedade na implementação de políticas ambientais, entre outras medidas.

O debate ocorre em consonância com a Declaração de Edimburgo, da qual o Estado de São Paulo é signatário. Os governos locais e subnacionais devem contribuir com o Marco e apoiar a implementação das medidas definidas pela 15ª Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), prevista para ser realizada na China, no segundo semestre deste ano.

A proposta do WBio2022 abrange cinco temas estruturais: Governança, Cidades, Serviços Ecossistêmicos, Áreas Protegidas e Ciência.

Financiamentos e parcerias

A expectativa dos organizadores é que durante os três dias do encontro sejam firmados intercâmbios técnicos, parcerias internacionais e oportunidades de financiamento para projetos ambientais. Além de pesquisadores e autoridades na área da biodiversidade está prevista também a participação de representantes do Banco Mundial, da Agência Francesa de Desenvolvimento e do Banco de Desenvolvimento das América Latina (CAF).

Instituições Participantes

Governo do Estado de São Paulo (SIMA, Cetesb, Fundação Florestal e USP), Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica-ONU (CBD Secretariat / SCBD), Local Governments for Sustainability (ICLEI), Regions4 Sustainable Development (Regions4), Post-2020 Biodiversity Framework – EU Support, Agência Alemã (GIZ) e Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta (ACIA).

Serviço:
Data: 7 de junho – Abertura
Horário: a partir das 9h
Local: Avenida Professor Frederico Herman Jr, 345
Transmissão on-line em: https://www.youtube.com/user/ambientesp
Inscrição: https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_vU4W3onFSRKlHr-l_UHq2Q
site: www.cunhambebe.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,8446
CNY
0,8027
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

“Tarifas recíprocas” dos EUA provocam condenação do mundo

Os EUA anunciaram seu plano de “tarifas recíprocas” na...

Tecnologia neural chinesa dá salto com chip cerebral em fase de testes humanos

Uma parceria entre um instituto de pesquisa chinês e...

China impulsiona o Sul Global com avanços tecnológicos e fortalece nova ordem econômica

A ascensão do Sul Global como força influente na...

Waack vê início do século chinês e fim da hegemonia americana após tarifaço de Trump

O tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado