23 C
São Paulo
domingo - 22 fevereiro 2026 - 11:20
Início Brasil Quatro hospitais públicos de São Paulo estão entre os melhores do mundo...

Quatro hospitais públicos de São Paulo estão entre os melhores do mundo em especialidades médicas

Instituições ligadas à USP e ao SUS ganham destaque em ranking internacional da Newsweek

0
11
(Foto: Reprodução)

Quatro hospitais públicos de São Paulo foram reconhecidos na lista dos “Melhores Hospitais de Especialidades do Mundo em 2026”, divulgada pela revista norte-americana Newsweek. O levantamento reúne instituições públicas e privadas de diversos países e destaca a excelência em áreas como cardiologia, cirurgia cardíaca, neurologia, ortopedia, gastroenterologia e oncologia.

Entre os selecionados estão o Instituto do Coração (InCor-HCFMUSP), o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

O InCor obteve seu melhor desempenho histórico, alcançando a 12ª posição global em cardiologia, nove lugares acima de 2024. Em cirurgia cardíaca, também registrou avanço expressivo, passando do 43º para o 28º lugar no mundo. O Instituto Dante Pazzanese melhorou sua classificação geral em cardiologia do 64º para o 46º lugar e, em cirurgia cardíaca, do 70º para o 64º posto.

O HCFMUSP aparece entre as 100 melhores ortopedias do mundo, em 74º lugar, além de figurar na 90ª posição em neurocirurgia e em 117º em gastroenterologia. Houve pequena queda em ortopedia e gastroenterologia em relação ao ano anterior, enquanto a neurocirurgia manteve a mesma colocação. Já o Icesp, um dos maiores centros de oncologia da América Latina e referência no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ocupa a 182ª posição em oncologia.

Para a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, os resultados confirmam a relevância da rede pública no cenário internacional. “Esses hospitais refletem o investimento contínuo em saúde pública, inovação e qualidade médica. É motivo de orgulho ver instituições que atendem ao SUS entre as melhores do mundo”, afirmou o secretário Eleuses Paiva em comunicado.

O ranking é elaborado em parceria com a consultoria Statista e leva em conta recomendações de profissionais de saúde, credenciais institucionais, qualificações hospitalares e indicadores de resultados relatados por pacientes (PROMs). Os dados são validados por um painel internacional de especialistas, que avalia 12 especialidades médicas.

O reconhecimento reforça a posição de São Paulo como polo de excelência em saúde, mostrando que, mesmo com os desafios da rede pública, o Estado mantém hospitais de ponta com impacto global.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui