O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a elaboração do decreto sobre a criação de uma equipe de trabalho para desenvolver o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). O documento será oficialmente lançado na terça-feira (30) pelo chefe de Estado durante sua participação na abertura da V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), segundo informa Metrópoles, parceiro da rede TV BRICS.
A conferência ocorrerá entre os dias 30 de julho e 1º de agosto deste ano, em Brasília.
Durante comitê junto do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), órgão que desenvolveu o projeto, o presidente Lula pediu pela criação de inteligência artificial “genuinamente guarani”.
“Façam uma proposta que seja factível, que seja executável, de alguma coisa que o Brasil possa apresentar ao mundo dizendo: nós temos uma política de inteligência artificial genuinamente guarani. Pode ser Yanomami, mas uma inteligência nossa” – Disse Lula.
A iniciativa prevê a colaboração de órgãos do governo federal, entidades da área de tecnologia, instituições públicas e privadas e agências regulatórias.
O evento também marcará o estabelecimento da nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será implementada até 2030. De acordo com o secretário-adjunto da V CNCTI, Anderson Gomes, a estratégia servirá de base para um plano de ação abrangente que abordará inteligência artificial, mudanças climáticas, educação científica e a influência das grandes tecnologias.