Recentemente, os pequenos tomates especiais no distrito de Dingtao, cidade de Heze, província de Shandong, entraram na temporada de colheita. Filas de vinhas verdes alinhadas capturam o olhar, enquanto cachos de pequenos tomates vermelhos, amarelos, verdes e roxos pendem das vinhas como lanternas coloridas, com uma aparência cheia, brilhante e vibrante. O agricultor Shi Lining estava acompanhado de trabalhadores na estufa, colhendo com habilidade.
Nas etapas de manejo agrícola, colheita e embalagem, o campo de colheita oferece diversas oportunidades de emprego, trazendo renda extra para os moradores locais. “Desde o plantio, cuidado e colheita dos pequenos tomates, nós fazemos tudo. Trabalhar aqui paga 10 yuans por hora, e dá para ganhar de 70 a 80 yuans por dia, além de ser perto de casa, sem atrapalhar o horário de levar e buscar as crianças. Plantar esses pequenos tomates é muito lucrativo. Estou aprendendo aqui; em alguns anos, também pretendo construir uma estufa para ganhar mais dinheiro”, disse Zhang Yiyun, trabalhador do campo.
Nos últimos anos, a cidade de Huangdian focou-se em criar diferenciais baseados nas suas características locais, aproveitando a base da indústria tradicional para introduzir ativamente novas variedades de tomate. Assim, criou uma marca especial, transformando os pequenos tomates no “fruto da riqueza” para os moradores, promovendo a revitalização da indústria rural.