Recentemente, nas oficinas de empreendedorismo do distrito de Dingtao, na cidade de Heze, dezenas de trabalhadores estavam ocupados com a produção de pedidos de chicotes elétricos prestes a serem entregues. Esses trabalhadores são moradores dos vilarejos próximos que aproveitam o tempo livre fora das atividades agrícolas para trabalhar nessas oficinas. Eles não apenas se tornaram uma força importante para o desenvolvimento econômico local, mas também aumentaram suas próprias rendas.
“Os trabalhos aqui são simples, fáceis de aprender e, em alguns casos, dá até para levar para casa. Trabalhando aqui, dá para ganhar mais de 4 mil yuans por mês”, conta Wang Yulan, uma moradora de 52 anos da vila Wangshuanglou, no município de Ranggu, com um sorriso no rosto enquanto trabalha. Depois de mais de um ano de aprendizado e prática, Wang Yulan já se tornou uma funcionária essencial da oficina.
A oficina onde Wang Yulan trabalha foi convertida a partir de uma fábrica ociosa. Nos últimos anos, o município de Ranggu tem aproveitado ativamente terrenos residenciais abandonados, fábricas desativadas e edifícios coletivos para construir ou reformar oficinas de empreendedorismo. Empresas de sete setores, como processamento de roupas, calçados, artigos de madeira e artesanato, foram atraídas para operar nessas oficinas. Isso não só proporcionou uma plataforma para jovens empreendedores, mas também criou empregos para os moradores locais. Atualmente, nas oficinas de Ranggu, moradores de diferentes faixas etárias encontram vagas de trabalho adequadas para si.
Há alguns anos, o distrito de Dingtao enfrentava o problema da migração da força de trabalho rural. Com muitos jovens deixando suas cidades para trabalhar fora, a garantia de qualidade de vida dos idosos que permaneciam nas aldeias tornou-se um desafio crescente. Para resolver essa questão, o distrito inovou o modelo de emprego, combinando uso de terras, projetos, recursos financeiros e políticas públicas. Foram construídas 356 oficinas de empreendedorismo nos vilarejos, oferecendo empregos estáveis para mais de 20 mil pessoas.
A construção das oficinas de empreendedorismo no distrito de Dingtao não apenas impulsionou o desenvolvimento econômico local e melhorou a qualidade de vida dos moradores, mas também mudou a percepção tradicional de emprego na zona rural ao utilizar efetivamente os recursos ociosos. Isso possibilitou que mais pessoas trabalhassem perto de casa. A flexibilidade e conveniência desses empregos aumentaram a sensação de felicidade dos moradores por poderem trabalhar “à porta de casa”.