Não tem comprovação, diz chefe da Anvisa sobre tratamento precoce da covid

O diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres, disse hoje em depoimento à CPI da Covid que não há comprovação científica sobre a eficácia do tratamento precoce contra a covid-19. Questionado na comissão do Senado, Barra Torres disse que não utilizou qualquer medicamento do chamado "kit covid".

“Não, não existe comprovação e para evitar [a doença] não usei absolutamente nada disso, não tem comprovação de uso profilático de nada disso”, disse Barra Torres quando perguntado especificamente sobre o uso de ivermectina e hidroxicloroquina pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES).

Na contramão do que defende o presidente de República, Jair Bolsonaro (sem partido), o presidente da Anvisa ainda disse que não fez uso de cloroquina para se tratar da covid-19 quando teve um diagnóstico positivo para a doença, em maio do ano passado.

Sobre a responsabilidade da Anvisa no uso de medicamentos sem comprovação científica para o tratamento da covid-19, como a cloroquina, Barra Torres já tinha afirmado anteriormente em seu depoimento que não é de responsabilidade da agência federal regular o procedimento off label, que consiste na prescrição médica de remédios para usos que não estão previstos em bula.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui