Um foguete portador “Smart Dragon 3” foi lançado na manhã de quarta-feira na costa de Yangjiang, na província de Guangdong, marcando a primeira missão de lançamento espacial no Mar do Sul da China.
O foguete foi lançado às 3h24 de um navio de serviço de lançamento e transportou um satélite de demonstração de tecnologia de Internet baseado no espaço para sua órbita predefinida, de acordo com a Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento, criadora da série “Smart Dragon 3”.
O satélite, chamado “CX-19”, foi projetado e construído pela Academia de Inovação para Microssatélites da Academia Chinesa de Ciências, sediada em Xangai, segundo informa China Daily, o parceiro da rede TV BRICS.
O “Smart Dragon 3” é um modelo de foguete de propelente sólido. Ele fez seu voo inaugural em dezembro de 2022 a partir de um navio no Mar Amarelo, lançando 14 satélites em órbita.
O foguete tem 31 metros de altura, um diâmetro de 2,65 metros e pode carregar um peso de decolagem de 140 toneladas métricas. Ele é impulsionado principalmente por um motor de propelente sólido de alto desempenho, com capacidade para 71 toneladas de propelente, que cria um impulso de 200 toneladas.
O “Smart Dragon 3” é capaz de enviar vários satélites com um peso total combinado de 1,5 tonelada para uma órbita típica síncrona ao sol a uma altitude de 500 quilômetros.