Uma folha comum pode se transformar em uma obra de arte vibrante e realista através da habilidade e precisão do entalhe. Isso é o que define a arte do entalhe em folha. Recentemente, em Penza, Rússia, a Sra. Ielena, emissária da cultura de Shanxian no exterior e professora da Academia de Finanças do Governo Federal Russo, organizou uma exposição de obras chinesas de entalhe em folha. Estudantes, professores da academia e muitos entusiastas e especialistas em cultura chinesa foram convidados para o evento.
Na exposição, Zhu Shuhua, um estudante chinês, explicou a origem, características, temas e processo de produção do entalhe em folha. “Esta arte, um patrimônio cultural imaterial da China com mais de 2000 anos, utiliza folhas caídas no outono. O processo de criação é complexo, combinando técnicas de pintura, micro-escultura, papel recortado, caligrafia e gravura.” Após a apresentação, os espectadores ficaram ansiosos para ver as obras.
A Sra. Ielena convidou todos a apreciarem as peças de entalhe em folha da China. As obras exibiam figuras históricas chinesas, eventos significativos e animais clássicos, todos retratados de forma vívida e emocionante, recebendo elogios dos participantes. Uma jovem russa comentou sobre a beleza e a forte expressão artística das peças.
“Em cada folha entalhada, há uma história”, disse Zhu Shuhua. Ela apresentou aos espectadores as figuras representadas nas obras, como Yuan Longping, o pai do arroz híbrido chinês, Lei Feng, um modelo de dedicação ao povo, e Liang Jing Shen, um trabalhador de Tai Shan. A peça “Regresso às Nações Unidas” retrata a volta da China à ONU em 1971, com Zhu explicando seu significado histórico. Os animais nas obras, como cachorros brincalhões e cavalos correndo, também foram representados de maneira realista.
Esta exposição não foi apenas uma demonstração e promoção do entalhe em folha na Rússia, mas também uma efetiva divulgação da cultura tradicional chinesa no exterior, ajudando os russos a compreenderem melhor o espírito e o valor moderno da cultura tradicional chinesa através das histórias contadas nas folhas entalhadas.