“Como não ficar feliz? Aqui, na porta de casa, tem tanto trabalho que dá dinheiro!”, comentou Ding Yanli, da aldeia de Zhouzhuang, na vila de Gaozhuang, no distrito de Mudan, enquanto montava pequenas margaridas de plástico. “Antes, se eu quisesse ganhar dinheiro, precisava ficar em casa cuidando das crianças. Agora, o vilarejo tem várias oficinas e projetos; posso trabalhar, ter liberdade de horário e ainda cuidar da minha família.”
Na aldeia de Zhouzhuang, muitos outros moradores compartilham o mesmo sentimento de Ding Yanli. Duan Liuzhu, de 55 anos, trabalha no centro de pré-processamento de frutas da aldeia, carregando caixas de frutas, e ganha cerca de 1.500 yuans por mês. Já Ning Hongjiang, de 59 anos, trabalha no ponto de montagem de arranjos florais artesanais da aldeia, onde pode realizar o trabalho durante o dia e também levá-lo para casa nas horas vagas, ajustando seu tempo conforme necessário, com um rendimento mensal de 1.800 yuans.
Atualmente, a aldeia de Zhouzhuang possui três oficinas, totalizando 2.060 metros quadrados. Sob a liderança de Wang Guozhen, o comitê local tem trabalhado ativamente para implementar projetos de oficinas, atraindo indústrias intensivas em mão de obra e conectando empresas para investir na região. Como resultado, uma pequena aldeia tem gerado empregos para 200 moradores.
“A aldeia de Zhouzhuang é um exemplo clássico de como a liderança política das organizações partidárias locais pode impulsionar a economia e explorar novos caminhos para aumentar a renda da população. Criamos plataformas para as aldeias, incentivando-as a se adaptar às suas condições locais e a atrair boas empresas para implementarem projetos. Esse modelo de ‘uma aldeia, múltiplas indústrias’ é a chave para fortalecer as aldeias e melhorar a vida das pessoas”, afirmou Hou Dongli, secretário do Partido da vila de Gaozhuang.