22.6 C
São Paulo
sábado - 14 fevereiro 2026 - 00:01
Home Mundo Ásia Hideo Kojima considera ação legal sobre falsas acusações de que ele teria...

Hideo Kojima considera ação legal sobre falsas acusações de que ele teria matado Shinzo Abe

O assassinato do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe na sexta-feira chocou o mundo, mas um dos que realmente sentiu as repercussões da tragédia foi Hideo Kojima, o icônico desenvolvedor de jogos japonês, que foi acusado injustamente de estar por trás do assassinato.

0
537

O lendário desenvolvedor de videogames, Hideo Kojima, está cogitando entrar com uma ação legal contra algumas da série de falsas alegações nas redes sociais de que ele seria o assassino do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe.

Em um comunicado oficial, a Kojima Productions disse que “condena veementemente a disseminação de fakenews e rumores que transmitem informações falsas”.

A empresa não revelou exatamente contra quais casos pode iniciar uma ação judicial.

Damien Rieu divulgou imagens de Hideo Kojima como sendo Tetsuya Yamagami, o assassino de Shinzo Abe.

Pouco depois do assassinato de Abe, muitos usuários de mídias sociais começaram a promover falsas alegações afirmando que Kojima estava por trás do assassinato. Um exemplo incluiu o político francês de direita, Damien Rieu, que tuitou várias imagens de Kojima com a legenda “A extrema-esquerda mata”.

Mais tarde, ele removeu o post e se desculpou por espalhar informações falsas, admitindo que estava errado em compartilhar algo que ele não conseguiu verificar.

Políticos de outros países também repercutiram a fakenews que associava Kojima ao assassinato de Shinzo Abe

A polícia japonesa revelou que o verdadeiro autor, Tetsuya Yamagami, admitiu o assassinato. De acordo com relatos, Yamagami estava inicialmente planejando matar o líder da Igreja da Unificação, mas o ex-premier japonês também era seu alvo por ter, supostamente, promovido a igreja no Japão. Yamagami teria dito aos investigadores que sua mãe doou uma grande quantidade de dinheiro para a igreja, incapacitando as finanças da família.

O ex-primeiro-ministro japonês foi morto na sexta-feira depois de ser baleado durante um evento de campanha para um colega do Partido Liberal Democrata.

(tradução e edição por Luan Medeiros para a Agência Brasil China)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here