O ministro da Economia, Paulo Guedes, demitiu nesta terça-feira (27) o secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, após embates na sanção do Orçamento de 2021.
O escolhido para assumir o cargo é o atual secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
O anuncio da saída de Waldery surge após uma série de impasses em torno da sanção do Orçamento de 2021, que sofreu um veto de R$ 19,8 bilhões em despesas e um bloqueio adicional de R$ 9,3 bilhões.
Relatos apontam que Waldery queria ficar no cargo até junho, mas o Orçamento mostrou a necessidade de antecipar uma mudança. A condução do processo pelo atual secretário foi muito criticada pela ala política do governo, mas o trabalho de Waldery também costuma ser alvo de outras áreas dentro do Ministério da Economia, que reclamam que as decisões importantes “travam” na Fazenda.
O atual secretário especial de Fazenda já esteve na mira do presidente Jair Bolsonaro no ano passado, quando defendeu congelar aposentadorias e mexer no seguro-desemprego para liberar recursos ao Renda Brasil, como era chamada a proposta de reformulação dos programas sociais. Na época, Bolsonaro ameaçou dar “cartão vermelho” a Waldery.